Pratique exercícios e ajude sua saúde!

Descubra qual a modalidade ideal para o seu perfil
Pratique exercícios e ajude sua saúde

Quer ter uma vida longa e saudável? Então, que tal começar a abandonar o sedentarismo, começando a praticar esporte? Não se trata apenas de uma atividade para manter o corpo em forma, afinal, ele gera fortalecimento das articulações e dos músculos, além de deixar o coração mais resistente, baixando os níveis de colesterol e triglicérides. Também aumenta os níveis de serotonina (hormônio do prazer), auxiliando na prevenção de doenças como a depressão. 

Então, depois de saber de tantos benefícios, o que está esperando para se matricular em uma academia e começar a fazer exercícios? Caso o seu problema seja a falta de dinheiro, não se preocupe, afinal, em algumas cidades existem academias ao ar livre, também outros espaços públicos que possibilitam a prática, além de locais mantidos por entidades, que têm valores mais acessíveis.

Segundo, Iuri Venâncio, coordenador técnico da Runner Vila Prudente, o sedentarismo é considerado uma das doenças do século e pode causar diversos problemas à saúde. "Ele é capaz de gerar inúmeras complicações metabólicas e cardíacas, como hipertensão e obesidade, e doenças osteometabólicas, como a osteoporose (degeneração óssea)."

Gostou da ideia de se movimentar para garantir uma vida mais saudável, mas não sabe por onde começar? Iuri orienta dizendo que o primeiro passo é procurar um médico. "Antes do início do programa, é muito importante fazer uma visita a um médico de confiança para avaliar suas condições de saúde. Deve-se ainda consultar um profissional de educação física para orientá-lo nos exercícios."

Agora, é só optar por uma modalidade! De acordo com o coordenador técnico da Runner Vila Prudente, as atividades físicas mais procuradas são as aeróbicas. "Em centros esportivos, clubes e academias, as aulas de ginástica que promovem o aumento da frequência cardíaca são as campeãs de frequência. Bike indoor, danças (street dance, dança de salão e ritmos) e jump (aula com mini trampolim) são as mais requisitadas. Enquanto aqueles que gostam de estar ao ar livre optam pela corrida de rua e caminhada."

Para você ficar ainda mais animada com essa ideia de fazer exercícios, separamos uma tabela com as modalidades indicadas para diferentes faixas etárias e perfis, assim, você pode escolher sem medo de errar. Veja na galeria abaixo.

Marisa Walsick (MBPress)

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