Pratique pilates lá fora!

Conheça os benefícios de se praticar a técnica ao ar livre
Pratique pilates lá fora

Que todo mundo quer um corpinho definido e saudável, é fato. Mas ninguém merece ficar na academia ralando no calor do verão durante as férias. Que tal adicionar a prática de pilates ao ar livre na sua agenda de tarefas?

Existem várias modalidades dessa rotina de exercícios criada pelo alemão Joseph Pilates no século XIX. Cristina Abrami, fundadora do CGPA Pilates, incentiva a prática "outdoor": "Atividades ao ar livre sempre foram recomendadas por Joseph Pilates. E o Mat Pilates (feito no solo) pode ser perfeito para a prática em ambiente aberto, pois requer apenas um colchonete - ao contrário do Pilates com equipamentos, que é mais adequado para prática nos estúdios".

Além do mais, o contato com a natureza traz vigor, saúde, tranquilidade e bem-estar, quebrando a rotina diária e harmonizando perfeitamente com suas férias na praia. E a orla foi justamente o lugar onde o grupo do fisioterapeuta e instrutor Bruno Marques estabeleceu seu cantinho para o projeto "Beach Pilates", no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza.

"Como as aulas no projeto são grupais, muitas pessoas vão com filhos, pais, irmãos, professores e seus alunos e, até mesmo, turistas estrangeiros já apareceram para treinar e conhecer. O ambiente descontraído acaba tornando a aula mais divertida, as pessoas se conhecem, se integram e se tornam amigas no fim das contas", explica o instrutor e idealizador do projeto. E, tendo amizades, é muito mais fácil se manter disciplinada no exercício, não é?

De acordo com Bruno, os alunos ficam mais empolgados e entusiasmados com as aulas à beira mar, realizando os exercícios com muito mais energia. "Quando termina a aula, tem gente que não vai embora e fica para praticar mais um pouquinho durante as sessões de fotografias", relata.

Os benefícios do Pilates, tanto dentro quanto fora das academias, são notáveis e vão desde a melhora da flexibilidade, tônus muscular e força, até o aperfeiçoamento da coordenação motora e postura. Mas o lado de fora traz benefícios extras, como uma melhor concentração, alívio de tensões e estresses do dia a dia, além de uma respiração profunda e relaxante.

Para ter resultados incríveis fora do ar condicionado, é preciso que você coloque roupas leves (blusas, calças e shorts de ginástica), escolha um horário de menor insolação (pela manhã cedo, ao final da tarde e à noite) e eleja um lugar tranquilo, plano, limpo e seguro, longe de ruas para evitar a poluição do ar e sonora. Leve água para a hidratação e não se esqueça do protetor solar.

Se não encontrar um grupo perto de você, junte suas amigas, chame seu instrutor e leve todo mundo para um parque ou praia. Os exercícios ficarão muito mais divertidos quando praticados além das quatro paredes da academia.

Contatos: Cristina Abrami - Fundadora do CGPA Pilates

Bruno Marques - Fisioterapeuta e instrutor do projeto "Beach pilates"

Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: fitness pilates relaxe

Últimas