Prepare seu corpo para os exercícios

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Saiba como prevenir lesões durante a prática de exercício físico

Prepare o corpo  Saiba como prevenir lesões durant

Com os dias quentes, o número de pessoas que praticam atividades físicas de maneira esporádica e sem o acompanhamento de um profissional aumenta consideravelmente. Por isso, elas devem ficar atentas aos sintomas apresentados pelo corpo para que não sobrecarregar a musculatura. De acordo com o ortopedista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Fabiano Nunes Faria, esse grupo de indivíduos costuma fazer os exercícios sem o devido preparo, o que os deixam mais propensos a sofrer lesões musculares.

Muitas pessoas passam grande parte do dia em escritórios e os únicos momentos dedicados às atividades físicas ocorre aos finais de semana, um verdadeiro perigo, já que a falta de condicionamento pode causar desequilíbrios musculares e contusões durante a prática esportiva. Respeitar os limites do corpo é extremamente importante e alguns sintomas indicam a necessidade de maneirar na dose e se exercitar com moderação, claro, sempre respeitando as particularidades físicas de cada pessoa.

Fique atento às dores excessivas em determinados grupos musculares, fadiga, apatia, distúrbios alimentares e alterações no sono - são os principais indícios de que há algo errado com o treinamento. "Nessas condições, o ideal é reduzir o ritmo e procurar orientação profissional", alerta o ortopedista

O ortopedista também chama a atenção para a importância de exercícios para o fortalecimento muscular e o alongamento - que deve ser feito corretamente e sem pressa, antes e depois de uma atividade física. "O alongamento é importante para reduzir as chances de lesões. Os limites são individuais e variam de acordo com a genética de cada um e com o tipo de atividade física praticada. A pessoa deve sentir prazer e não desconforto e sofrimento enquanto pratica os exercícios", afirma.

Para quem quiser se aventurar correndo pelos parques da cidade ou resolver começar a academia, nada de ir com aquele tênis velho sem amortecimento. Um bom sistema de amortecimento diminui o impacto sofrido ao caminhar, prevenindo o desgaste excessivo de cartilagem do quadril, joelho, tornozelo, e coluna, já que alivia a sobrecarga dessas regiões.

Uma alimentação balanceada também é muito importante na prevenção de lesões, pois durante a prática esportiva são consumidas as reservas de açúcar (glicogênio) e outros nutrientes. "Uma alimentação rica em carboidratos, por exemplo, será responsável pela reposição do glicogênio muscular. Quando não há boa quantidade dessa substância no organismo, o músculo torna-se fraco e cansado, ficando mais propenso a lesões" explica Fabiano.

Por Paula Perdiz

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