"Projeto pós-Carnaval" - Solução ou roubada?

O ideal é que a perda de peso se dê de forma constante, regular e ao longo do tempo

Projeto pósCarnaval  Solução ou roubada

Já é de se imaginar que todos tenham se esbaldado no Carnaval, tanto na folia quanto na comida e bebida e agora queiram correr atrás de prejuízo, e voltar à forma. E tem que ser para já! É nessa busca para emagrecer rápido e ganho de músculos imediato que mora o perigo.

Camilla Belluomine, professora da Bio Ritmo, alerta: "As pessoas não fazem uma mudança gradativa para hábitos saudáveis, mas loucuras para emagrecer. Perigo! Os maiores erros que encontramos são dietas apenas a base de líquidos, horas sem se alimentar ou pessoas fazendo exercícios físicos em excesso sem qualquer acompanhamento profissional".

Importante notar que a perda de peso causada pelos exercícios aeróbicos é falsa, já que o suor pode não significar perda de gordura e ainda pode acarretar desidratação. Outra prática não recomendada é fazer exercícios em jejum para quem quer perder os pneuzinhos mais cedo.

"Alguns profissionais dizem que esse treino em jejum é mais eficiente, por utilizar mais gordura como fonte de energia em pouco tempo de exercício. Mas boa parcela discorda e não o indica, por provocar maior perda de massa muscular, o falso emagrecimento", pondera a personal.

A profissional Adriana também é contra a musculação em jejum: "Além de provocar o catabolismo muscular (perda da massa muscular), ainda prejudica a saúde de maneira geral".

As dietas milagrosas, que cortam nutrientes do cardápio, também pouco ajudam na perda de peso ou em manter uma alimentação saudável. Fúlvia G. Hazarabedian, nutricionista da academia Bio Ritmo, afirma: "É comum que essas condutas sejam adotadas. Mas não são saudáveis! Em alguns raros casos, de forma controlada e calculada por um curto período de tempo e com acompanhamento, pode ser feito. Mas não é indicado a todos".

O ideal é que o processo de reeducação alimentar e perda de peso se dê de forma constante, regular e ao longo do tempo. Não caia na ideia de "Projetos" em poucos meses, já que após abandoná-los o seu corpo pode se transformar em uma sanfona.

No fim das contas, não existem grandes segredos para emagrecer instantaneamente. A professora Adriana dá a dica final de um treino a longo prazo para quem deseja se cuidar: "Recomendo um treino em esteira ou aula de bike, seguida de um treino de musculação (ou ginástica localizada, treinamento funcional, aula de abdominais, glúteos, etc.) para fortalecer e enrijecer a musculatura".

Contatos:

Adriana Ribas - personal trainer

Fúlvia G. Hazarabedian - nutricionista da academia Bio Ritmo

Juliany Bernardo (MBPress)


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