Proteja seus joelhos durante os exercícios

Veja quais cuidados deve tomar para não lesionar seu joelho

Proteja seus joelhos durante os exercícios

Durante as atividades físicas, é preciso tomar cuidado para não provocar lesões, principalmente nos joelhos. Essas articulações são muito exigidas durante certas práticas esportivas e prevenir problemas acaba sendo mais fácil do que tratá-los.

Um dos cuidados que deve ter com o joelho é em relação ao sobrepeso. Quando se pensa em membros inferiores, leva-se em consideração a força de reação do solo, ou seja, o atrito dessas articulações no chão.

"O impacto é sempre proporcional ao peso do atleta. Quando a pessoa anda, joga 50% do seu peso no joelho. Ao correr, essa força chega a três vezes o peso e ao saltar o impacto chega a ser medido em toneladas", explica Dr. Ricardo Munir Nahas, especialista em Medicina do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Para amenizar a carga que jogamos sobre os joelhos, devemos começar pelos alongamentos. "Estes movimentos aumentam a amplitude da articulação. Quanto mais flexível ela estiver, melhor distribuída será a carga sobre ela e menos danos serão causados", diz Dr. Nahas.

O especialista garante que todo exercício causa algum tipo de dano. Logo, é preciso saber dosar o peso jogado sobre os joelhos para evitar problemas posteriores. "Step e spinning podem ser feitos, mas não todos os dias! O ideal é que se deixe um intervalo para a articulação se recuperar", esclarece.

Atividades como agachamento devem ser sempre supervisionadas por um educador. É muito comum o aluno pegar o plano de aula e fazer a série sozinho, o que não é correto. "Outra dica importante é o autoconhecimento. A própria pessoa sabe seus limites. E com a ajuda de um médico do esporte, terá conhecimento dos exercícios que poderá realizar, dentro dos objetivos a serem alcançados".

Os "atletas esporádicos" também precisam ficar atentos. Não há problemas em jogar futebol apenas uma vez por semana, mas se não houver uma preparação física ao longo da semana, como alongamentos e fortalecimento muscular, o risco de lesão pode ser alto.

"O mesmo acontece com que está acostumado a correr todo dia e de repente tira férias de um mês. Ao retomar a atividade, não dá para manter o mesmo ritmo. Se ele corria 3km por dia, terá que correr 1,5km para readaptar o corpo", alerta.

Dr. Ricardo finaliza ratificando o que dissemos no começo desta matéria: o melhor é prevenir as lesões, pois elas costumam ser de difícil tratamento. "A pessoa pode realizar atividades físicas, mas deve sempre seguir as orientações de um especialista.".

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Últimas