Quais as principais causas de barriga avantajada?

Quais as principais causas de barriga avantajada

Mesmo que você não seja vaidoso, com certeza jamais irá se orgulhar em ter uma barriga saliente demais. Cá entre nós, uma "região abdominal avantajada" é muito desagradável! Além do indiscutível aspecto estético, ela pode estar associada ao excesso de gordura e, aí sim, representar um problema de saúde.

Não adianta, porém, submeter-se a regimes extremos ou exagerar nos exercícios abdominais, pois o resultado não será satisfatório. O caminho correto seria fazer uma dieta balanceada e atividades físicas, mesmo assim, esta barriguinha indesejável pode estar associada a outros aspectos. Em geral, a não ser nos casos específicos em que ela é conseqüência de doenças como verminose e outras, pode surgir devido a três fatores:

  • Flacidez muscular e inatividade física;
  • Problemas posturais e inatividade física;
  • Excesso de gordura e inatividade física;
  • Reparou que inatividade física está em todos os itens? Mexa-se! O acúmulo de gordura é, sem dúvida, a principal causa e pode acarretar também, flacidez muscular e desvio de coluna.

    Vamos analisar cada fator:

    Abdome fraco e flácido

    Se a parede abdominal estiver fraca, não dará boa sustentação aos órgãos internos, que se projetarão para frente. Mas se você fortalecer esta musculatura com os exercícios abdominais, conseguirá manter uma correta posição da parede abdominal.

    Além da indesejável barriga, você poderá ter uma hiperlordose, graças a esta projeção do abdome à frente. O indicado é trabalhar a região superior e inferior do músculo Reto abdominal e os Oblíquos.

    Problemas posturais

    O excesso de curvatura lombar, mais conhecida como hiperlordose é outra causa comum de barriga. A barriga se projeta para frente, tornando-se bastante evidente. Essa postura é mais comum entre as mulheres, que assumem esta postura errada para arrebitar o bumbum ou até ao uso de salto alto, que naturalmente acentua esta postura. Assim, a região lombar fica hipertrofiada e a abdominal fraca. Nestes casos, a pessoa deverá trabalhar os músculos abdominais e alongar a região lombar procurando também, observar a postura no dia-a-dia. Este trabalho também pode ser realizado em sessões de RPG (Reeducação Postural Global).

    Acúmulo de gordura

    Se você ingere sempre alimentos altamente calóricos e não faz atividades físicas para queimar estas calorias, com certeza a causa da sua barriga deve ser o acúmulo de gordura. Devido a fatores genéticos, a região abdominal, coxas e quadris são os campeões de gordura localizada. Saiba que 50% da gordura total do organismo se encontra debaixo da pele formando o tecido adiposo e a outra metade se encontra distribuída nas demais regiões, sendo 30% no abdome, coxas e quadril. A mulher neste caso leva desvantagem, pois costuma ter de 8% a 10% de gordura a mais que o homem.

    A prática de atividade física associada à reeducação alimentar são os maiores aliados no combate a este excesso de gordura. Este acúmulo, muitas vezes chamado de "barriga de cerveja" pode causar Diabetes, alterações na gordura no sangue (HDL, que é o bom colesterol, LDL, que é o mau colesterol e triglicérides aumentado) e hipertensão arterial, aumentando o risco de infarto e derrame cerebral.

    Além de alimentar-se melhor procure fazer exercícios aeróbios (caminhada, corrida, natação, bicicleta etc...) de 3x a 4x por semana por pelo menos 30 minutos, musculação 3x por semana e alongamentos antes e depois das atividades.

    O ideal é fazer a prevenção enquanto a barriga está apenas despontando e você está saudável. Previna-se! Mas, se já está dominado, aí sim é que os cuidados devem redobrar, você pode e deve fazer exercícios, sempre com acompanhamento médico e de um profissional de Educação Física.

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