Regras de etiqueta nas academias

Dicas de como praticar exercícios sem atrapalhar o desempenho dos demais alunos

Regras de etiqueta nas academias

Para garantir o bom relacionamento entre as pessoas é normal que se estabeleçam algumas regrinhas de convivência. E na academia não é diferente. O comportamento correto dos alunos e dos professores durante o treino faz com ele seja realmente produtivo. Além disso, você e seu instrutor ajudam a formar a imagem que a academia terá perante os visitantes e possíveis novos alunos.

Sendo assim ,o Mais Equilíbrio traz para você cinco dicas de como agir de maneira assertiva dentro das academias, garantindo o seu bem-estar e dos demais alunos:

Foque na sua atividade e não fique papeando fora de hora

Quem está treinando precisa de concentração, pois deve fazer a contagem correta das repetições e manter a boa postura para evitar lesões. Se você ficar jogando conversa fora com quem está no meio do treino, vai atrapalhar o rendimento. Outro ponto é que, dependendo da atividade, o intervalo entre uma série e outra é bem curtinha, justamente para o corpo não esfriar e o exercício garantir a queima de calorias. Logo, puxar longas conversas, e com o personal que está auxiliando outro aluno então, nem pensar! Se ele se distrair, o aluno pode perder a contagem e ainda se lesionar. E certamente vai culpar o professor por ser displicente e você por ser inconveniente.

O que fazer? Se você treina em grupo, uma piadinha ou outra entre o intervalo da série é até válido. Mas se quiser prolongar a conversa, faça isso antes ou depois do treino, ok?

Mexer no equipamento que outro aluno está usando

Antes de iniciar o exercício em algum aparelho, pergunte se alguém está fazendo uso dele. Não tem nada mais chato do que um aluno aproveitar o intervalo de uma série para tomar um pouco de água e, ao voltar, perceber que você mudou o peso que estava no equipamento e já começou a se exercitar.

Se você estivesse no lugar dele, certamente ficaria chateado.

O quer fazer? Coloque-se no lugar do outro e pergunte ao colega mais próximo ou ao professor se alguém está usando determinado equipamento. Se estiver ocupado, escolha outro ou pergunte ao aluno se vocês podem revezar.

Não tirar do equipamento os acessórios que você usou ou deixá-los espalhados pelo chão

Se você acabou de usar o aparelho, não custa nada pegar os pesos usados e colocá-los no devido lugar, certo? Geralmente o peso que você usou em determinado equipamento pode servir para outro, e nem o aluno e muito menos o professor têm que ficar percorrendo a academia atrás do peso X que você pegou e "esqueceu" de devolver. Sem contar que se o aluno não tiver força para retirar os acessórios, vai pedir para o professor, que provavelmente terá que parar de dar assistência a outro aluno para resolver um problema que você causou. Viu só o que a sua preguiça pode gerar?

O que fazer? Use a regrinha básica: pegou? Devolva. Esse gesto simples não vai atrapalhar o andamento do seu treino. E não justifique sua preguiça alegando que os outros alunos não tiram os pesos dos demais equipamentos. Faça a sua parte. Dê o exemplo.

Não usar toalhinha e deixar rastros de suor nos equipamentos

Se você não gosta de sentar ou deitar sobre o suor do outros, saiba que os outros pensam a mesma coisa sobre você. Não tem nada mais chato do que você se aproximar de um determinado equipamento e perceber que o encosto está todo molhado ou que as hastes para você se apoiar ou levantar o peso estão tão escorregadias que atrapalham seu desempenho.

O que fazer? Tenha em mãos sempre uma toalhinha para secar seu suor e colocar nos encostos e assentos para não deixá-los com rastro de suor. Veja também se sua academia deixa à disposição flanelas e álcool para fazer a devida limpeza de colchonetes e apoios de cabeça e assentos.

Berrar ou contar as repetições em voz alta

A gente sabe que em toda a academia tem um aluno que adora se exibir dando berros cada vez que carrega peso, contar as repetições dos exercícios em voz alta ou fazer mil poses em frente ao espelho entre uma série e outra para ver se os músculos cresceram. Se você se identificou com algumas dessas atitudes, por favor, pare agora! Acredite, você não está sendo elogiado nas rodinhas, mas alvo de chacota!

O que fazer? Bom senso é a palavra de ordem. Gritar a cada repetição não vai fazer seu músculo crescer mais do que deve, contar em voz alta atrapalha quem está treinando ao seu lado, e o espelho de academia geralmente serve para os alunos verificarem se suas posturas estão corretas, evitando possíveis lesões. Evite atitudes como tirar fotos, retocar a maquiagem, espremer espinhas e fazer poses, ok?

Juliana Falcão (MBPress)


Comente

Assuntos relacionados: academia relacionamento

Últimas