Solange Frazão dá a dica

Solange Frazão dá a dica

O triatlon, por ser um esporte que exige resistência e, por isso aumenta o condicionamento físico, além de não exigir alto investimento para poder praticá-lo, vem ganhando mais adaptos nos últimos anos. Essa competição inicia-se com a natação, passa para o ciclismo e termina com a corrida.

A energia utilizada nesta prova é, em sua maioria, obtida da gordura corporal sendo que os músculos são muito exigidos nesta competição, o que exige uma boa preparação física com exercícios de hipertrofia e flexibilidade. Assim, quem o pratica consegue ficar com o corpo definido e com índice de gordura corporal muito baixo em conseqüência do esforço físico que o esporte exige do competidor.

Existem várias categorias e estilos de competição para o triatlon, o mais forte é o Iron Man: 3800 metros de natação, 180 Km de pedaladas e 42 Km de corrida. Esta competição surgiu no Havaí onde alguns rapazes resolveram fazer uma aposta para saber quem tinha mais resistência para completar as três modalidades. Como esta prova é muito longa e difícil de ser realizada, surgiu a idéia de diminuir os percursos e foi criado então, o Short Triatlon com 750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida.

Como padrão para competições mundiais, foram determinadas as seguintes distâncias: 1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida em asfalto, tornando-se, o triatlon, uma das modalidades mais disputadas e emocionantes da última olimpíada realizada em Sidney.

O triatlon é um esporte de pura energia onde o corpo realiza o seu esforço máximo. Assim, a prática do triatlon passou a ser usada como uma atividade física para quem quer perder gordura e ficar com o corpo bem definido. As academias tem incentivado os seus alunos a praticarem esta atividade em forma de circuito realizado na piscina, bicicleta ergomêtrica e esteira. Viu só como você pode virar um triatleta dentro da academia?

Comente

Últimas