Sono pós treino: dicas para dormir melhor e garantir a saúde

Horas de sono, suplementos e benefícios - saiba como dormir melhor depois de suar a camisa
Sono pós treino: dicas para dormir melhor e garantir a saúde

Foto: iStock / Choreograph

Se você quer manter o corpo em dia com a malhação, definitivamente precisa ter uma boa noite de sono. Uma noite bem dormida é essencial para o correto funcionamento do organismo e para o tão sonhado anabolismo dos praticantes de musculação. 

De acordo com a nutricionista da New Millen, Rita Cherutti, o sono é dividido em quatro fases, sendo a última fase conhecida como REM, quando ocorrem os sonhos e o pico da atividade cerebral. Durante a segunda fase, os ritmos cardíaco e respiratório diminuem, bem como a temperatura corporal, e ocorre o relaxamento muscular, nesse momento, que começa a produção do hormônio de crescimento (GH) e a síntese proteica. 

Este hormônio está relacionado diretamente com a recuperação e construção muscular,  sua deficiência pode afetar a função física, reprodutiva e imunológica.

Boas noites de sono também interferem positivamente nos níveis sanguíneos de testosterona, outro hormônio fundamental para a construção do tecido muscular, fertilidade e saúde mental. Além de ser de extrema importância para a saúde dos ossos prevenindo contra a perda de massa óssea e o risco de fraturas.

Suplementos para dormir melhor

Curte suplementos? Então saiba que alguns deles são ideais para serem consumidos antes de dormir, pois contribuem para o sono anabólico. Entre eles está a albumina, um suplemento proteico com absorção lenta. Ótima opção para tomar antes de dormir e, assim, ajudar a promover o anabolismo durante o sono.

“O ZMA Cromo é um otimizador metabólico à base de magnésio, zinco, cromo e vitamina B6, minerais e vitaminas que têm um papel importante no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Além de ser fundamental na produção de hormônios anabólicos”, explica Rita.

Já o IGF-1 HGH é um fator de crescimento produzido a partir da liberação do hormônio GH durante o sono. Essa dupla promove grande parte do anabolismo do corpo, sendo fundamental para o desenvolvimento muscular e ósseo. IGF1 HGH é produzido a partir de extratos naturais fontes de IGF-1.

Outro suplemento alimentar para ser consumido antes de dormir é a caseína, suplemento proteico de absorção mais lenta que existe no mercado. Sua ingestão à noite pode auxiliar nos processos de crescimento muscular.

E aí, está esperando o quê para tirar aquela soneca?!

Por Thamirys Teixeira


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