Squash para queimar muitas calorias

Squash para queimar muitas calorias

Nome estranho para muitos, mas é uma modalidade esportiva reconhecida. A pronúncia certa? Diga "squóch". Pode ser praticado por qualquer pessoa e encarado como uma atividade física de grandes resultados. A procura vem crescendo cada vez mais entre as mulheres por ser um esporte de grande queima calórica e alguns movimentos como o agachamento para se manter o domínio da bolinha, ajuda a fortalecer e tonificar principalmente os músculos dos membros inferiores como coxa e glúteo.

A movimentação do praticante na quadra é bastante grande, desenvolvendo a agilidade e com o passar do tempo também a flexibilidade, o que possibilita jogadas com passadas mais longas. Devido a isto é sempre necessário um aquecimento prévio de 5 a 10 minutos e os alongamentos ao final.

O squash é uma modalidade esportiva não muito convencional, porém é parecido com o tênis, mas seus atletas ficam do mesmo lado da quadra.

Os movimentos são excelentes para aliviar o estresse, enrijecer a musculatura, além de queimar muitas calorias. Em uma partida de 30 minutos queima-se em média 500 calorias.

É uma atividade física em que se utiliza basicamente uma bolinha de borracha e uma raquete parecida com as de tênis. É importante também utilizar óculos de proteção durante as aulas para evitar lesões nos olhos.

A partida é realizada em uma quadra fechada e as paredes são utilizadas para rebater a bolinha. As dimensões do espaço são 6,4 de largura nos jogos simples de 7,62 no de duplas por 9,75 de comprimento, além de 4,6 de altura.

O objetivo básico no squash é bater na bolinha alternadamente em relação aos participantes, que pode ser o professor e até quatro alunos. A bolinha tem que rebater na parede a sua frente sempre e as paredes laterais e de trás podem ser utilizadas como tabela, mas após atingir a parede frontal e bolinha só pode quicar no chão apenas uma vez.

A velocidade com que um aluno responde a um estímulo aumenta muito devido as jogadas serem muito rápidas, sendo surpreendente o tempo de reação dos praticantes.

São inúmeros os benefícios do squash, entre eles:

  • melhora o sistema cardiovascular;
  • aumento o condicionamento físico;
  • aprimora o raciocínio e a memorização;
  • relaxa e alivia as tensões do dia-a-dia;
  • modela o corpo;
  • desenvolve a agilidade, flexibilidade, coordenação motora, força e equilíbrio;
  • queima muitas calorias;
  • melhora o bem estar físico e mental;
  • Assim como em qualquer outra modalidade esportiva alguns materiais são necessários. Confira:

  • Raquete:
  • feita de grafite e fibra de carbono entre outros materiais, pesa em média de 120g a 255g, sendo o peso máximo aprovado pela Federação Mundial de Squash. Os iniciantes devem escolher entre as mais leves e mais baratas para facilitar seu manuseio.
  • Bola:
  • são identificadas por pontos coloridos sendo que cada um refere-se a uma determinada velocidade, ou seja:

    a) Azul: bola rápida

    b) Vermelha: velocidade média

    c) Branca ou verde: bola lenta

    d) Amarela: bola muito lenta

  • Óculos de proteção:
  • previnem possíveis lesões nos olhos. É recomendado pela Federação Mundial de Squash;
  • Tênis:
  • deve ser flexível, com amortecedor no calcanhar e solado de borracha branca ou incolor para que não marque o piso.
  • Roupa:
  • nada em específico, apenas devem ser leves podendo ser um shorts e uma camiseta.

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