Step elimina calorias e diminui o estresse

Modalidade pode queimar até 400 calorias

Step elimina calorias e diminui o estresse

Às vésperas do verão, você está atrás de um treino que elimine calorias e tonifique o corpo? Step! "A prática regular do step aumenta a eficiência do coração e dos pulmões, reduz a probabilidade de doenças cardiovasculares, treina a coordenação motora, diminui o percentual de gordura e proporciona bem-estar físico e psicológico combatendo o estresse", explica o consultor técnico da Contours, Paulo Costa Amaral.

O treinamento produz uma resistência aeróbia, que além de auxiliar na queima de calorias ajuda a realizar movimentos naturais do dia a dia, como subir e descer escadas.

A atividade pode ser realizada em aulas individuais ou dentro de um circuito de exercícios. Quando inserido dentro do circuito funcional, o step consegue trabalhar diferentes objetivos de acordo com a necessidade de quem pratica, e também ajuda a melhorar a capacidade de realizar atividades de rotina.

"No circuito a construção coreográfica dos exercícios é de acordo com as características físicas de cada um e à medida que o condicionamento aumenta, as coreografias ficam mais complexas e a plataforma do step é elevada", finaliza o especialista.

Ao realizar os movimentos a tendência é deixar o centro de gravidade sobre o pé da frente para manter o equilíbrio. Este movimento produz certa inclinação do corpo como um todo, e precisa ser feita corretamente para não gerar tensão indevida sobre a coluna.

O ideal é que seja praticado nas academias. No entanto, o step é um dos únicos exercícios que você pode praticar em casa, subindo e descendo escadas. Intercale o ritmo, suba rápido e desça devagar. Uma aula de step queima, em média, 400 calorias.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: estresse calorias step

Últimas