Suba pelas paredes

Os benefícios da escalada esportiva

Sem dúvida, você já viu algumas pessoas subindo em paredes montadas, repletas de agarras artificiais. Trata-se da escalada esportiva, modalidade descendente do Alpinismo que cada vez mais adquire adeptos. Esta prática foi criada pela necessidade de treino principalmente no inverno europeu, muito rigoroso.

Assim, a escalada, que antes era praticada apenas em contato com a natureza, foi adaptada para a prática indoor em galpões com muros construídos para a prática de técnicas usadas em ambientes outdoors. Em seguida, a prática em ginásios de escalada cresceu, abrindo portas para a prática da escalada esportiva em academias e até em escolas, sempre priorizando a segurança do praticante.

A escalada esportiva pode ser praticada por pessoas de todas as idades, incluindo crianças, mas é preciso ter uma boa orientação através de instrutores capacitados para aprender a técnica empregada e o uso correto dos equipamentos.

Veja abaixo, os benefícios desta prática esportiva:

  • Aumento da resistência muscular;
  • Trabalha também a explosão muscular;
  • Melhora a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal e o controle sobre o corpo, além de trabalhar aspectos psicológicos como medo, concentração e atenção.
  • Elimina o estresse e traz bem estar físico e mental.
  • O professor de Educação Física e Alpinismo da Escola Magno, Ronaldo Fumio Tomizawa explica que "a regra básica é chegar ao topo da parede de escalada. Para isso, existem níveis de inclinação que dificultam ou facilitam a escalada. Outra forma de dificultar é escalar uma via, que são caminhos montados com as agarras e que exigem movimentações técnicas para se chegar até o topo. Desta forma, o escalador deve bolar uma estratégia para terminar a via, conseguindo um enorme bem estar e prazer ao conquistar a via escolhida".

    "A escalada é uma atividade em equipe que tem que ser praticada por no mínimo duas pessoas, sendo uma responsável pela segurança da outra", continua o professor, "isso possibilita desenvolver não só aspectos físicos e psicológicos (já citados acima) como aspectos sociais e disciplinares, já que para se fazer uma escalada em rocha é necessário uma organização e atenção para equipamentos e técnicas a serem utilizadas durante a escalada. Esses benefícios ajudam na formação dos alunos que, além disso, apreciam a atividade por ser prazerosa, desafiadora e divertida."

    A escalada esportiva nas escolas tem revelado atletas de ponta no cenário nacional, além de formar escaladores que se apaixonam pela atividade e que levam essa mesma admiração para escaladas em rocha.

    Vale a pena experimentar!

    Comente

    Últimas