Systema: conheça essa luta marcial russa

Ela trabalha o corpo e equilibra a mente!
Systema: conheça essa luta marcial russa

Foto: Reprodução / sonnypuzikas

As artes marciais, além de servirem como forma de combate, são excelentes para trabalhar o corpo e proporcionar maior bem-estar físico. A Systema é um desses exemplos, mas ainda é pouco conhecida no Brasil. Consiste em um conjunto completo de conceitos e componentes de formação que propiciam mais qualidade de vida. Neste caso, adquirir a habilidade marcial da arte é uma forma de melhorar a função de todos os sete sistemas fisiológicos do corpo e todos os três níveis de habilidades humanas: física, psicológica e espiritual.

leia também


O princípio fundamental da Systema é a não-destruição; o objetivo é ter certeza de que a sua formação e suas atitudes não geram nenhum dano ao corpo ou à mente. Nessa arte marcial, ocorre a sinergia de três componentes responsáveis por criar um “verdadeiro guerreiro”: habilidade de combate, espírito forte e um corpo saudável.

Para praticar essa luta, o corpo tem que ser livre de tensão, deve estar repleto de resistência física, flexibilidade, movimento sem esforço e potencial explosivo. O espírito ou estado psicológico tem que ter calma, livre de raiva, irritação, medo, autopiedade, desilusão e orgulho.

Como surgiu essa arte marcial?

Ao longo de sua história, a Rússia, um imenso país no leste europeu, precisou combater invasores do norte, sul, leste e oeste do território. E todos eles introduziram seus estilos distintos de combate e armamento. As batalhas ocorreram em terrenos diferentes, durante invernos rigorosos e o sufocante calor do verão de algumas regiões. 

Como resultado desses fatores, os guerreiros russos adquiriram um estilo que combinava táticas de luta extremamente inovadoras e versáteis e que eram, ao mesmo tempo, mortais e eficazes contra qualquer inimigo e em qualquer circunstância. O estilo era natural e livre, ao mesmo tempo que seguia regras rígidas. Todas as táticas foram baseadas em reações instintivas, pontos fortes e características individuais, especificamente concebidas para uma aprendizagem rápida.

Benefícios ao corpo e à mente

A técnica de luta combina movimentos rápidos, que trabalham com diversos músculos do corpo, tonificando-os e deixando-os mais resistentes. Mas além do corpo, a Systema faz muito bem à mente. isso porque a luta também trabalha com o conceito do autoconhecimento. Isso significa que é preciso compreender bem a si mesmo e conhecer a fundo seus pontos fracos e pontos fortes. A arte marcial russa é uma das maneiras de enxergar a extensão das próprias limitações - para ver como orgulhosos e fracos nós somos realmente.

Por Renata Branco

Comente

Assuntos relacionados: fitness luta systema

Últimas