Tabata Training

Perca 350 calorias em menos de quatro minutos!

Tabata Training

Reservar pelo menos uma hora todos os dias para fazer exercícios em busca de emagrecer ou apenas para fins de condicionamento físico é um sacrifício para quem vive com a agenda lotada. Tanto é que ultimamente os exercícios em circuito têm sido os mais procurados. Em cerca de meia hora o corpo todo é trabalhado e muitas calorias são eliminadas.

Mas você já pensou em reduzir esses 30 minutos para menos de quatro? Essa é a proposta do Tabata Training, criado pelo professor de Educação Física japonês Izumi Tabata. "O metodo dura três minutos e 50 segundos. São oito séries de 20 segundos e 10 segundos de descanso entre uma e outra. Esse tempo já é suficiente para se queimar gordura equivalente a 45 minutos de corrida mais ou menos", explica Tiago Heck, personal trainer da CrossFit Brasil, que ministra aulas da atividade.

O método é hoje utilizado com o intuito de melhorar a resistência aeróbica sem a necessidade de longos treinos que duram de 45 minutos a 1h30. Resulta na perda de até 350 calorias e pode ser feito nas academias ou em casa. Neste caso, é preciso ter cuidado para que os movimentos sejam executados corretamente. É importante também o uso de um cronômetro. Inclusive há um aplicativo para iPod e iPad, o Tabata Timer.

Vale fazer o maior número de repetições possíveis e manter o ritmo até o final das oito séries. Tiago conta que é possível utilizar diversos exercícios (bicicleta ergométrica, corrida, agachamento, salto de corda, salto numa caixa). "Qualquer atividade que gere intensidade pode ser incluída no Tabata Training", garante.

Não é recomendado fazer o mesmo exercício em dias seguidos. Isso porque a musculatura fica muito dolorida e precisa de tempo para se recuperar. "O ideal é fazer um tipo de treino diferente a cada dia e, se for repeti-lo, esperar pelo menos uma semana", orienta o personal.

E os resultados não demoram a aparecer. Na parte de condicionamento físico é possível notar uma disposição diferente logo no primeiro treino. "Na questão perda de peso vai depender de cada indivíduo. Mas o que se sabe é que esses três minutos e 50 segundos queimam oito vezes mais calorias do que uma simples corrida no mesmo tempo", revela Heck.

Antes de começar o treino é importante se alongar e se aquecer. Faça rotações de quadris, troncos e braços e realize o exercício do dia de maneira mais leve. Ao final, alongue-se de novo.

O treino não dá resultado desejado se a atividade escolhida isolar demais a musculatura, ou seja, não envolver vários músculos trabalhando ao mesmo tempo, ou se a pessoa não fizer o exercício em alta intensidade durante os 20 segundos. "Pelo fato de ser um protocolo no qual a pessoa faz o que aguenta e não se é imposto um determinado numero de repetições, geralmente não há contraindicação. "O Tabata Training preserva as articulações, por isso é muito utilizado por atletas", lembra Tiago Heck.

Por Juliana Falcão (MBPress)

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