Tire proveito do seu biótipo físico

Tire proveito do seu biótipo físico

Sabemos que a atividade física melhora a saúde e a maioria das pessoas malha com o objetivo de modelar o corpo, se sentir mais bela e de bem com a vida. Mas é extremamente importante saber que a malhação diária nem sempre irá garantir isto, porque boa parte da malhação depende do tipo físico.

Levando-se em conta que todos somos diferentes geneticamente, saber exatamente qual é o seu tipo físico pode ser uma grande ajuda para alcançar seus objetivos mais rapidamente, se alimentando e exercitando-se de forma mais apropriada.

Existem três grupos de pessoas com muitas características físicas em comum que são: os gordinhos (endomorfos), os fortinhos (mesomorfos) e os magrinhos (ectomorfos).

Para saber qual o biótipo físico que uma pessoa pertence, normalmente basta olhar para ela, mas alguns fatores são determinantes como o peso, a altura, doze circunferências do corpo e dez dobras cutâneas que são as regiões onde o corpo acumula mais gordura. Com estas medidas faz-se um cálculo para saber qual dos três tipos físicos é dominante na pessoa.

Mesomorfo: tipo mais comum, onde na maioria das vezes as pessoas têm ossos grandes e músculos bem definidos ou grande facilidade de adquiri-los. Os homens possuem peitorais e ombros mais largos e quadris mais estreitos, até parecem um triângulo em posição contrária. Já as mulheres apresentam um formato mais parecido com um retângulo quando vistas de frente, pois apresentam o quadril mais largo em relação aos homens.

Pessoas com biótipo mesomorfo tendem a se superar em esportes de força e resistência como o rugby e corridas curtas.

Dicas para os mesomorfos:

- devem mesclar musculação com atividades aeróbicas para manter um bom condicionamento físico;

- para definição muscular, devem levantar pouco peso já para aqueles que pretendem aumentar os músculos fazer menos repetições com carga elevada.

Atividades físicas recomendadas: musculação associada a caminhadas, spinning ou corrida, moutain bike, ginástica localizada, atletismo, natação e futebol.

Endomorfos: são pessoas que apresentam corpo torneado com membros relativamente curtos, mãos e pés pequenos e cintura alta. Engordam com facilidade e apresentam quadris largos e coxas bastante volumosas. As pessoas do tipo endomorfo costumam ter facilidade e se dar bem em exercícios de "endurance", como por exemplo, cruzar um canal a nado.

Dicas para os endomorfos:

- devem dar bastante ênfase e caprichar nos exercícios aeróbicos como natação, caminhadas e corridas;

- exercite mais os músculos inferiores fazendo natação, andando de bicicleta, mini trampolim e exercícios com carga reduzida;

Atividades físicas recomendadas: natação, boxe, caminhadas, corridas, spinning, entre outras.

Ectomorfos: tem como marca o corpo longilíneo e físico pequeno com baixa concentração de gordura corporal, quadris e ombros de mesma largura, anca estreita, cintura, tornozelo e pulsos finos. Como exemplo tem os maratonistas e as modelos. Uma das características das pessoas deste biótipo físico são a agilidade e a leveza, superando-se em corridas de longa distância.

Normalmente causam inveja nas pessoas que vivem lutando contra a balança porque podem comer de tudo que não engordam, mas por outro lado apresentam dificuldade em ganhar músculos. Estas pessoas precisam treinar muito pesado nas aulas de musculação para ganhar massa muscular.

Dicas para os ectomorfos:

- devem fazer no máximo 30 minutos de atividades aeróbicas diárias, sendo o suficiente para fortalecer o sistema cardiorrespiratório e não perder massa muscular;

- é necessário consumir grande quantidade de calorias para adquirir massa muscular, então a ordem é comer mas com qualidade;

- devem levantar muito peso para poder ganhar massa muscular.

Atividades físicas recomendadas: musculação, ginástica localizada, boxe, body pump, spinning, moutain bike.

A busca por um corpo perfeito não é uma tarefa fácil, requer sacrifício, determinação, disciplina e organização. Espero que através desta matéria você consiga identificar o seu tipo físico e tirar um melhor proveito dos seus treinamentos e assim atingir mais rapidamente seus objetivos.

Comente

Assuntos relacionados: corpo atividade física emagrecimento biotipo

Últimas