TPM

Livre-se dela!

Livrese da TPM

Chamada de Tensão Pré-menstrual, a TPM atinge aproximadamente 80% das mulheres e traz sintomas diversos a cada uma. Eles aparecem antes da menstruação e para algumas mulheres desaparecem logo no primeiro ou segundo dia da mesma.

Estes sintomas variam de mulher para mulher e de mês para mês, podendo causar:

  • Alteração do apetite;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Inchaço;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Tristeza;
  • Irritabilidade;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dor e sensibilidade nos seios;
  • Raiva;
  • Espinhas na pele;
  • Dificuldade de concentração etc.
  • Existem alguns tratamentos que suavizam e até eliminam alguns sintomas, mas o ideal seria consultar o seu médico ginecologista e contar a ele exatamente o que você sente antes e depois da sua menstruação, para que ele analise os sintomas e lhe oriente quanto ao tratamento mais adequado.

    Exercícios ajudam - e muito! - a aliviar os sintomas da TPM.

    Da minha parte, devido à experiência adquirida com várias alunas e médicos, sugiro abaixo algumas dicas de atividades que poderão amenizar a TPM para a maioria das mulheres.

    Para tratamento de todos os sintomas, é recomendado fazer dieta alimentar balanceada, ingerindo alguns alimentos e evitando outros (ver com a nutricionista), fazer exercícios físicos regularmente (de cinco a seis vezes por semana), massagem terapêutica (uma vez por semana), além de outras atividades que o seu médico pode sugerir como a acupuntura, a homeopatia, os Florais de Bach, etc.

    Quanto às atividades físicas, algumas são mais aceitas nestes dias.

    Atividades físicas mais recomendadas, de acordo com os principais sintomas:

    Alteração do apetite

    Exercícios aeróbios como corrida e bike e alongamentos.

    Ansiedade

    Caminhada leve, Yoga, relaxamento e alongamento.

    Depressão

    Exercícios estimulantes como caminhada, step, bike etc. E alongamentos.

    Inchaço

    Drenagem linfática, caminhada e hidroginástica.

    Fraqueza

    Relaxamento e Yoga.

    Cansaço

    Alongamentos e relaxamento.

    Tristeza

    Atividades dinâmicas como aulas de localizada, body balance, dança etc.

    Irritabilidade

    Hidroginástica e natação.

    Dor de cabeça

    Não é agradável fazer exercícios com dor de cabeça. É preciso eliminar a dor e depois faça alongamentos.

    Dores musculares

    Alongamentos e massagem.

    Dor e sensibilidade nos seios

    Alongamentos.

    Raiva

    Corrida, boxe, transport, spinning e alongamentos antes e depois dos exercícios.

    Espinhas na pele

    Qualquer exercício que goste.

    Dificuldade de concentração

    Natação e alongamento.

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