Treino com faixas elásticas

Acessórios ajudam a definir o corpo e aumentam o equilíbrio

Treino com faixas elásticas

Dentro das academias ou em casa, um acessório bem bacana para ajudar na execução dos exercícios físicos é a faixa elástica. Encontradas facilmente em lojas esportivas, elas ajudam você a desenvolver a força muscular, melhorar a coordenação durante os exercícios, explorar a amplitude articular e a aumentar a flexibilidade.

Outra vantagem é que elas geram resistência durante os movimentos concêntricos (contração do músculo) e excêntricos (alongamento do músculo). "As faixas podem ser utilizadas em qualquer lugar e de diferentes formas, substituindo diversos equipamentos de musculação", acrescenta Tânia Fleig, fisioterapeuta da Mercur, empresa de produtos derivados da borracha.

Assim como qualquer exercício, o uso de faixas elásticas deve ser orientado e supervisionado por profissionais especializados, tanto para fins de reabilitação quanto para melhora do condicionamento físico. "Outra recomendação é realizar os exercícios em frente a um espelho, possibilitando o acompanhamento para realizá-los com uma postura correta, sem compensações", sugere Tânia.

"Exercícios de aquecimento antes do treinamento e alongamentos antes e após o uso das faixas também ajudam a prevenir lesões", completa.

A fisioterapeuta explica que as faixas podem ser utilizadas por pessoas de qualquer idade e lembra que qualquer restrição de uso está relacionada às contraindicações para a realização de atividades físicas em geral. "Por este motivo é importante a orientação e o acompanhamento de um profissional. E o uso de equipamento por crianças deve ser supervisionado por um adulto", diz.

Tânia Fleig preparou uma série de exercícios para se fazer com as faixas elásticas. Veja:

Alongamento dos Peitorais

Treino com faixas elásticas

Foto/Divulgação

1) Em pé, mantenha os pés paralelos e a coluna ereta.

2) Dobre a faixa elástica ao meio e segure nas extremidades.

3) Eleve os braços, levemente abertos, segurando a faixa com as mãos na altura dos ombros, com os cotovelos estendidos. Inspire e eleve a faixa acima da cabeça.

4) Flexione os cotovelos enquanto expira e passe a faixa elástica por trás da cabeça, sentindo que o movimento dos braços alongue os peitorais, mantendo os cotovelos abertos. Volte à posição inicial inspirando, expire e recomece o exercício.

Exercício Funcional de Ombros - Relaxamento

Treino com faixas elásticas

Foto/Divulgação

1) Em pé sobre a faixa elástica, mantenha os pés juntos, as pernas pressionadas uma à outra e os braços estendidos ao longo do corpo e as palmas das mãos voltadas para trás, segurando firmemente as pontas da faixa.

2) Inspire e puxe os ombros para cima, depois gire-os virando a palma das mãos para a frente.

3) Ao expirar, deixe que a faixa puxe seus ombros para baixo, girando as mãos novamente para trás retornando à posição inicial. Respire profundamente e repita o exercício.

Fortalecimento de membros inferiores e braços (Agachamento)

Treino com faixas elásticas

Foto/Divulgação

1) Em pé sobre a faixa elástica, mantenha os pés paralelos e afastados. Com a coluna ereta, segure as extremidades da faixa elástica nas mãos. Inspire e, durante a expiração, flexione os joelhos ao mesmo tempo em que eleva os braços à frente, até a linha dos ombros, sem dobrar os cotovelos.

2) Inspire e retorne à posição inicial. Respire profundamente e repita o exercício. Durante a atividade mantenha o abdômen contraído e os calcanhares no chão.


Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Últimas