Treino express

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Especialista ensina como se livrar dos excessos e queimar calorias

treinoexpress

Prometeu que não iria cometer nenhuma extravagância gastronômica, mas a tentação foi maior do que a vontade? Não tem problema. Apesar dos abusos só aparecerem daqui alguns dias, quem exagerou na dose já sente na consciência o peso das calorias extras. Mas, agora que o leite já foi derramado, não adianta chorar e reclamar. O segredo é correr atrás para tentar minimizar os prejuízos e, quem sabe, não sentir os efeitos do seu devaneio gastronômico.

Ok, sabemos que não existem fórmulas milagrosas para anular o que você ingeriu durante o feriado, mas com disciplina e força de vontade é bem possível fechar o botão daquela calça nossa de todo o dia sem ter que deitar no chão ou fazer mil e um malabarismos.

De acordo com a educadora física, Valéria Tavares, todo exercício associado a uma dieta balanceada traz resultados positivos. No entanto, ela lembra que a mulher que deseja ‘secar’ deve manter o autocontrole na hora de se alimentar, além de diminuir a ingestão de carboidratos, doces, frituras e refrigerantes, ou eliminá-las de uma vez, pelo menos nesse período na qual a ingestão calórica deve ser menor do que o gasto energético. Ou seja, você tem que queimar mais calorias do que come.

Segundo a educadora física, o circuito ainda é a modalidade mais indicada para quem quer perder peso em pouco tempo, uma vez que o treino intercala os exercícios anaeróbicos (força) com os aeróbios (resistência). Entretanto, Valéria faz questão de ressaltar: "não sou a favor do exercício anaeróbico em casa sem o acompanhamento de um profissional, pois é preciso avaliar se a postura e a execução de exercício estão corretos". Mas, se você já frequenta a academia, a professora afirma que associar o treino de musculação com exercícios aeróbios traz resultados bastante eficazes.

"Ao invés de descansar nos intervalos das séries, entre um aparelho e outro, no qual o aluno normalmente espera cerca 1 minuto, a sugestão é pedalar ou correr durante esse tempo. Agora, se a intenção é definir e não emagrecer, séries de 3x15 (movimento por repetição) com carga moderada e intervalo ativo, ou seja, o aluno faz 1 série de 15 repetições e 1 minuto de aeróbico, repetido durante todo o treino", explica a especialista lembrando que esse treino não deve ser feito por pessoas sedentárias ou hipertensas, pois requer resistência cardiovascular. "Não existe uma fórmula ou tabela única de exercícios, pois cada um tem um histórico, por isso, o mais indicado é passar por uma avaliação médica antes de tomar qualquer decisão", alerta Valéria.

Agora, se você já está acostumada a malhar só que anda sem tempo de ir à academia, a instrutora dá a dica: "para fazer um ‘circuito caseiro’ você pode começar intercalar os treinos entre subir e descer escadas durante 20 minutos com 5 minutos pulando corda; 2 séries 10min de escada com 2,5 minutos de corda entre as repetições; ou com uma caminhada de 30 minutos que pode ser feita no seu lugar de escolha, rua, parque, praia, mas de preferência quando o sol já baixou".

Curtiu a dica e está pensando em retomar o treino depois do trabalho? Valéria lembra também da importância da ingestão de líquidos para hidratar, desintoxicar e desinchar o corpo.

Por Paula Perdiz

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas