Treino funcional na praia

Confira 6 exercícios que você pode fazer

Treino funcional na praia

Ano novo, alto verão, quer pedida melhor para começar a praticar o treinamento funcional na praia? Para quem não sabe, o treinamento funcional nada mais é que uma atividade física mais dinâmica, combinando vários exercícios e trabalhando vários músculos do corpo associados ao cotidiano: agachar, empurrar, girar, correr, pular.

É o que explica com detalhes a profissional de Educação Física, Carla Antunes. "O treinamento funcional trabalha principalmente força, coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e a capacidade respiratória".

Segundo a instrutora, o diferencial do treino funcional na praia se dá pelo contato com a areia, que é um terreno mais irregular, onde o aluno usa mais força para executar os exercícios, intensificando assim as atividades.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, o treinamento funcional pode sim, ser praticado por pessoas de toda as idades. Mas Carla alerta: "antes de mais nada deve-se levar em consideração sempre o objetivo, capacidade física e psicológica do aluno, e é muito importante saber se existe algum problema de saúde ou possui lesões". Outra dica da professora: use sempre roupas leves e adequadas para o exercício e tenha sempre uma garrafa de água em mãos.

Gostou da idéia e quer perder peso com o treinamento funcional? Carla selecionou seis exercícios básicos de um circuito de treino funcional que pode queimar até 800 calorias! Confira só:

O circuito é realizado sem descanso entre um exercício e outro. Faça de 3 a 4 passagens pelo circuito e dê uma pausa de dois minutos entre cada um.

1- Corrida estacionária

Inicie uma corrida no mesmo lugar

2- Caminhada com afundo

Dê um grande passo a frente e flexione os joelhos, caminhando e alternando as pernas. Você pode aumentar a intensidade do exercício segurando halteres.

3- Deslocamento lateral dos cones

Posicione-se na frente do cone e se desloque pela lateral de um ao outro.

4- Escada de agilidade

De frente para a escada, inicie com um passo a frente e alterne as passadas (faça leve flexão de joelhos).

5-Burpee

Fique em pé com os pés alinhados aos ombros e desça até a posição de agachamento. Coloque as mãos no chão à sua frente, jogue os pés para trás e fique na posição de flexão, voltando a posicão inicial e pulando no ar.

6- Abdominal prancha

Fique em 4 apoios com antebraço apoiado (mantenha as costas retas e não deixe os quadris arquearem em direção ao solo).

Por Jessica Moraes


Comente

Últimas