Treinos intercalados são mais potentes

O treino deve ser indicado de acordo com o objetivo

Treinos intercalados são mais potentes

Treinos rápidos podem ser as opções de exercício para quem vive na correria do dia-a-dia, mas também para quem quer emagrecer e dar um up na saúde. De acordo com os especialistas, as corridas intensas feitas em períodos de 30 segundos a 5 minutos, intercaladas com trechos de descansos, podem ajudar a reduzir o peso, melhorar o controle de açúcar no sangue e melhorar a circulação sanguínea.

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, um dos caminhos para emagrecer é a intensidade do exercício. O levantamento foi realizado para descobrir o porquê que algumas pessoas malham e não conseguem emagrecer com sucesso. Para os pesquisadores, os atletas fazem movimentos muito fáceis, incapazes de emagrecer o corpo. O segredo, para os cientistas, é unir a intensidade à velocidade nos treinos.

Veja 3 dicas de treinos para corrida na esteira com velocidade e intensidade:

1 - Para manter a saúde

O treino pode melhorar as condições cardíacas, metabólicas, musculares, além de ajudar a controlar a diabetes. Lembre-se de que a corrida deve ser intensa e rápida.

Aquecimento: 15 minutos.

Ritmo: corra 1 minuto, em um ritmo de 10 km. Caminhe ou trote por 1 minuto.

Repetições: 4 a 6 repetições.

Máximo de repetições: até 10 repetições.

2 - Para emagrecer

Os especialistas recomendam, nestes casos, que os atletas façam dois tipos de corridas: as intensas e as moderadas - aquela tradicional, sem muita intensidade. O ideal é que o ritmo rápido seja treinado uma vez por semana, para ativar músculos, perder calorias, aumentar a velocidade e diminuir os riscos de lesões.

Opção 1:

Aquecimento e ritmo: 3 a 5 minutos em um ritmo de 10 km.

Repetições: 6 a 10 vezes.

Máximo de repetições: até 10 vezes.

Opção 2:

Aquecimento e ritmo: 3 a 5 minutos em um ritmo de 10 km.

Repetições: corra em ritmo moderado por 3 minutos, após inclinar a esteira em 5%. Depois, reduza a inclinação para zero e mantenha o ritmo por 3 minutos.

Máximo de repetições: 10 vezes.

3 - Para correr

O tipo de treino é indicado para quem quer estrear 5 km e não se preocupa com a velocidade. A intenção é melhorar o condicionamento físico, fortalecer a musculatura, melhorar os condicionamentos cardiovasculares, controlar o açúcar no sangue e aumentar a potência aeróbica.

Aquecimento: 15 minutos.

Ritmo e repetições: para a opção, os especialistas indicam que o usuário não se foque em treinos moldados. A recomendação é se focar em corridas de uma a duas vezes por semana, com velocidades gradativamente maiores.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: fitness emagrecer treino

Últimas