Yoga para se recuperar no carnaval.

Yoga para se recuperar no carnaval

A Yoga é a mais antiga e holística maneira de colocar em forma o corpo e a mente, então porque não utilizá-la em prol de nosso pronto restabelecimento nesta época de tanta folia que é o carnaval brasileiro, em que tanto se desgasta o corpo e se cansa a mente.

Ela nos leva a uma tranqüilidade mental, relaxamento profundo, concentração e clareza de pensamento junto com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

A prática regular da Yoga garante uma qualidade de vida melhor pois além de alongar todas as partes do corpo, massageia órgãos internos e glândulas, coordena o sistema respiratório com o corpo físico, estimula a circulação aumentando a provisão de oxigênio em todos os tecidos, sendo as costas, peito, o sistema digestivo e os pulmões os mais beneficiados pelos exercícios tendo assim como resultado a reversãodo processo de enrijecimento por causa da inatividade, cansaço e envelhecimento.

Quando se pratica a Yoga aprende-se que a respiração é o principal item a se aprender pois respiração alimenta todos os nossos sentidos, nossas funções orgânicas, células, órgãos, etc. É ela que nos mantém vivos, e se pensarmos um pouquinho vamos lembrar que respirar foi a primeira coisa que fizemos ao entrar neste mundo e a última que iremos fazer.

A modalidade da Yoga que pratica a técnica da respiração é a Pránáyámá (Prana significa alento ou energia vital e yáma significa domínio - portanto é o domínio da energia vital), que são os exercícios respiratórios onde, através deles, haverá uma reeducação dos músculos envolvidos na respiração, ampliando-a e melhorando a absorção de oxigênio. Estes exercícios também atuam sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.

A respiração está intimamente ligada as nossas emoções e padrões de comportamento e uma vez controlada se obtém o domínio das emoções, podendo ser ela usada como um calmante natural. Na euforia do carnaval, quando sentir-se meio atordoado devido ao cansaço, tente fazer os seguintes exercícios:

  • Inspiração Alternada: com o dedo médio da mão obstrua a narina direita, inspire lenta e profundamente pela narina esquerda, então expire o ar pelas duas narinas. Obstrua agora a narina esquerda e inspire pela direita, expire pelas duas narinas. Repita várias vezes e termine após inspirar pela narina direita. (Este exercício ativa cada um dos hemisférios cerebrais, sincronizando-os. Use-a quando sentir que seus pensamentos estão confusos ou quando a mente estiver muito agitada)
  • Respiração Abdominal: deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, esvazie completamente os pulmões e comece a inspirar levando o ar para o abdômen, inflando-o. O peito deve permanecer sem se mover, faça então uma pequena pausa com os pulmões cheios e esvazie-os puxando o abdômen para dentro.
  • Quando você se sentir mais tranqüilo expanda sua respiração deixando que o ar entre suavemente na região das costelas e peito. (Esta respiração vai oxigenar o cérebro, tranqüilizar emoções e pensamentos, e quando praticada à noite, auxilia a dormir com mais facilidade e descansar mais durante o sono).

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