10 benefícios da soja

Conheça os motivos pelos quais você deve incluí-la na alimentação

10 Benefícios da soja

A cada dia vemos cada vez mais pessoas procurarem por uma mudança de hábitos para adquirir uma vida mais saudável. E isso se dá principalmente por meio da alimentação. A soja, com seus diversos benefícios, pode ser uma ótima aliada para quem começou essa empreitada de mudança de vida.

E não apenas para aquelas pessoas que desejam emagrecer ou se manter saudáveis. A soja pode ser muito "amiga" de quem tem intolerância ou alergia a lactose, por proporcionar bebidas quase tão nutritivas quanto o leite de vaca, mas sem o fator que irrita o organismo dos intolerantes. Um estudo elaborado pela empresa de consultoria nutricional RG Nutri, a pedido da WOW! Nutrition, listou os maiores benefícios do alimento. Veja só:

Os 10 benefícios da soja

1º) Proteína de alto valor biológico

A soja contém todos os aminoácidos essenciais - aqueles que o corpo não consegue produzir sozinho - necessários para a formação das proteínas que compõem as estruturas do corpo, como células, pele, unhas e cabelos.

2º) Super aliada na dieta

Por fazer parte do grupo dos feijões e contribuir com o consumo de proteína, vitaminas e minerais, a soja é uma ótima opção de alimento para compor uma dieta saudável e balanceada.

3º) Força para os músculos

Graças à proteína de alto valor biológico que já comentamos, a soja pode ter uma alta participação na hora de dar um gás na formação da massa muscular (fibras musculares). Desse modo, ao ingerir uma quantidade razoável dessa leguminosa, sua evolução na academia acaba sendo muito mais rápida.

4º) Estímulo à saúde intestinal

Você sabe que as fibras estimulam o intestino e o faz funcionar super bem, certo? Pois a soja contém um tipo de fibra muito benéfica ao organismo: a insolúvel. O trânsito intestinal flui muito melhor e a formação do bolo fecal se dá de maneira muito mais eficaz quando a quantidade de soja ingerida é razoável.

5º) Auxílio na redução dos sintomas da TPM

A isoflavona, presente na soja, apresenta forma semelhante à do estrógeno (hormônio feminino), podendo ajudar a diminuir os sintomas característicos da TPM e da menopausa.

6º) Controle da diabete

Uma pesquisa feita pela canadense Alison Duncan, professora de nutrição da Universidade de Guelph, no Canadá, prova que, além da soja se aliar às fibras para espantar a diabete tipo 2, ela previne complicações do distúrbio, como insuficiência renal, e ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue.

7º) Amiga da pele

Apesar de existirem poucas pesquisas que comprovem esse benefício, a soja pode auxiliar na manutenção da pele saudável ao proporcionar quantidades razoáveis de todos os nutrientes que precisamos, como proteínas, vitaminas e minerais.

8º) Previne a osteoporose

A isoflavona, a mesma que ajuda na TPM, pode auxiliar na manutenção da massa óssea, porém, apenas quando combinada com um consumo adequado de cálcio, estabelecido em 1000mg por dia, cerca de três copos e meio (grandes) de leite desnatado.

9º) Turbo de energia

O grão de soja contém boa quantidade de fósforo, que é um mineral essencial para o processo de geração de energia pelo organismo. Além disso, colabora beneficamente para a formação das diversas células do corpo.

10º) Manutenção do equilíbrio do corpo

Contendo potássio, um mineral que participa da regulação do corpo, principalmente dos líquidos, a soja mantém o organismo funcionando bem e de forma balanceada.

Quem diria que em um único alimento encontraríamos tantas vantagens, não é? Então corra e garanta sua cota diária desse super aliado da saúde!

Juliany Bernardo (MBPress)


Comente

Últimas