5 dicas para emagrecer no inverno

A estação pode ser uma aliada no emagrecimento, ao contrário do que muitos pensam

5 dicas para emagrecer no inverno

Para quem acha que o inverno é o arqui-inimigo na hora de emagrecer, saiba que o frio pode ser um grande aliado. Isso porque com as baixas temperaturas, o organismo precisa se manter aquecido e, portanto, acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico em até 10% nessa época do ano.

Mas, muita calma, o inverno por si só não faz milagres e é preciso dar uma forcinha para os ponteiros da balança baixarem. Antes de mais nada é preciso ressaltar que ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos de forma regular é essencial para manter a forma.

Uma dieta rica em proteínas magras, legumes e verduras é uma ótima opção para quem quer aproveitar a estação mais fria do ano para chegar ao verão com o corpo enxuto. Veja as dicas do nutrólogo frânces e autor do método Dukan, Pierre Dukan:

Recorra a versões leves das tradicionais pratos de inverno - para os fãs de macarrão, o Shiratake é uma ótima opção, pois além de praticamente não ter calorias, ele possui um alto poder saciador e pode ser servido à bolonhesa, tornando-se um ótimo substituto para as massas, pratos muito consumidos em épocas mais frias.

Inclua o farelo de aveia no cardápio - com grande poder emagrecedor, o alimento confisca calorias no intestino delgado e as elimina do corpo. O farelo de aveia é um ótimo substituto na preparação de pães, bolos e panquecas.

Dê preferência aos temperos termogênicos - a pimenta e o gengibre são alimentos termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura interna do corpo facilitando a queima de calorias e na quebra de gordura do tecido adiposo.

Leite desnatado com canela e café - uma ótima pedida para esquentar no friozinho, já que as bebidas quentes não podem faltar no nosso cardápio durante os meses mais frios, por isso é ainda mais importante fazer escolhas saudáveis. O leite desnatado é uma fonte de proteína magra, enquanto a canela é considerada um alimento termogênico, ou seja, essa combinação além de ser uma delícia também ajuda a queimar calorias. O cafezinho preto não fica atrás, outro alimento termogênico, é liberado e ideal para qualquer hora do dia.

Abuse dos chás - o inverno aumenta a procura por alimentos quentes e a boa notícia é que você pode abusar dos chás, que contém zero calorias, se consumidos sem adição de açúcar. Famosa por sua leveza e praticidade, a bebida milenar é também uma grande aliada na perda de peso. Mas é importante ressaltar que apenas chás naturais devem ser consumidos, evitando qualquer forma industrializada da bebida. Dentre as opções mais indicadas estão: chá verde, chá preto e chá branco.


Por Paula Perdiz

Comente

Últimas