7 alimentos que aliviam o estresse

A alimentação pode ajudar a combater

7 alimentos que aliviam o estresse

O estresse é uma resposta física ao desgaste mental, sobrecarga de trabalho, dias atarefados ou um mar de problemas. A complicação pode gerar problemas de saúde intensos, como alergias e até dores pelo corpo. Mas será que a alimentação influencia no estresse?

A resposta é SIM. Para o alívio da nação, o combate ao mal pode ser determinado pela alimentação. A nutricionista Valéria Coelho recomendou alguns alimentos que diminuem a produção de radicais livres e que são caprichados em antioxidantes - ótimos para combater o estresse. Confira quais são:

1 - Maracujá

O chá de maracujá e as folhas da fruta são ricos em vitamina C e também caprichados nos compostos químicos chamados flavonoides, que ajudam a acalmar o sistema nervoso central.

2 - Alface

O alimento possui uma substância chamada lactucina, que tem propriedades calmantes, usado às vezes até como sedativos.

3 - Laranja

É um antioxidante natural, já que tem uma alta concentração de vitamina C. Além disso, a laranja tem complexo B e cálcio, sendo indicada como relaxante muscular. Ela também ajuda no funcionamento intestinal (quando se consome o bagaço), o que melhora a absorção de outros nutrientes.

4 - Castanha-do-pará

A castanha do pará também é antioxidante, já que é rica em selênio que atua principalmente contra o estresse.

5 - Couve

Ajuda a combater outras doenças também, fortalece o sistema imunológico e é rica em fibras, ferro, cálcio e antioxidante.

6 - Brócolis

Ajuda no combate à depressão e é rico em ácido fólico, muito importante para ajudar no bom funcionamento das células.

7 - Peixes e frutos do mar

Os alimentos contêm zinco e selênio, principais componentes para diminuir a ansiedade. O selênio pode ser consumido facilmente no atum.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: alimentação estresse

Últimas