9 alimentos que ajudam no controle da hipertensão

Se você tem hipertensão inclua esses alimentos no seu cardápio

9 alimentos que ajudam no controle da hipertensão

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 35% da população brasileira com mais de 40 anos tem hipertensão. E quando falamos em hipertensão logo aconselha-se a diminuir a quantidade sódio na alimentação, ele está presente no sal de cozinha, alimentos industrializados, temperos prontos, etc.

Mas além de evitar o sódio e seguir a risca o tratamento que seu médico recomendou, saiba que alguns alimentos podem ajudar no controle da pressão arterial. Veja alguns deles!

Amêndoas: as amêndoas, assim como a noz, são fontes de magnésio. O magnésio atua como vasodilatador, auxiliando no controle da pressão arterial.

Beterraba: ela é rica numa substância chamada nitrato, que é precursora do ácido nítrico. O ácido nítrico, por sua vez, é um potente vasodilatador natural.

Um estudo da Universidade Queen Mary feito com hipertensos, mostrou que os pacientes que consumiam 250ml de suco de beterraba tinham uma redução de 10mmHg da pressão sistólica. Ou seja, um pessoa com pressão 150 por 90mmHg, depois de tomar o suco, apresentava a pressão 140 por 90mmHg.

No estudo, o suco foi feito com duas beterrabas. Mas se preferir pode consumir a beterraba crua, em saladas.

Banana: a fruta é rica em potássio. Uma dieta rica em potássio ajuda na eliminação de sódio do organismo, o que ajuda na diminuição da pressão. Outros alimentos ricos em potássio são: salmão, abacate e batata.

Chocolate: os benefícios do chocolate no controle da hipertensão são mais uma vez mérito do cacau, por isso o ideal é consumir o chocolate com 50 a 85% de cacau, o conhecido chocolate amargo. Os flavonoides do cacau ajudam na formação de uma substância que relaxa os vasos sanguíneos.

Chá verde: o benefício da bebida também está relacionado aos polifenóis presentes nela. O ideal é que consuma 3 xícaras de chá verde por dia, e prepare-o com a erva. É importante que o consumo seja feito logo após o preparo, para um melhor aproveitamento dos polifenóis.

Iogurte: o iogurte, assim como o leite e demais derivados, são fontes de cálcio. O cálcio estimula a eliminação de sódio, atuando na diminuição da pressão sanguínea. Mas não se esqueça de escolher as opções com menor teor de gordura.

Clara de ovo: pesquisadores da Universidade Jilin, na China, descobriram que a clara de ovo é rica em um peptídeo capaz de inibir uma substância que contribui para o estreitamento dos vasos e aumento da pressão.

Azeite: estudos comprovam que o consumo de ácidos graxos ômega 3, presentes no azeite, dificulta a contração dos vasos e facilita a dilatação dos mesmos.

Ervas (salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim): assim como o alho e a cebola, apesar de não conterem substâncias que diminuem a pressão, elas são excelentes substitutas dos temperos cheios de sódio muitas vezes utilizados no preparo dos alimentos.


Comente

Últimas