A internet pode ajudar na promoção da saúde

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
A internet pode ajudar na promoção da saúde

De acordo com dados coletados pelo DataFolha para a F/Nazca, o número de brasileiros conectados à internet já é quase 50 milhões, isso nos mostra que este meio de comunicação vem crescendo a cada dia e que podemos utilizá-lo também na prevenção e promoção da saúde no país.

Nos dias de hoje é comum o acesso à internet, seja em casa, no trabalho, em escolas, lan houses, ou mesmo em instituições. As notícias e assuntos procurados pelos internautas são diversos, entre eles, temas ligados à saúde. Existem muitos sites que disponibilizam informações a esse respeito, mas é importante que você se certifique que os dados apresentados sejam fidedignos, que a informação seja correta e consciente.

Um trabalho publicado* mostrou que por meio da internet pode-se conseguir bons resultados na mudança de atitudes que visam à saúde. Foram recrutados funcionários de uma empresa de recursos humanos, onde foi analisada a atitude dos participantes em relação a uma dieta saudável, motivação para melhorar a dieta, administração de peso, maneira de lidar com o estresse e a atividade física.

Para isso, foram utilizados um conjunto de materiais informativos e interativos e com recursos de áudio e vídeo, dispostos em programação para internet. Os resultados foram comparados com um grupo de funcionários que não participaram do programa on line, mas receberam pelo correio materiais impressos com o mesmo conteúdo informativo sobre saúde.

A internet pode sim ser uma boa ferramenta de conhecimento sobre alimentação e saúde O trabalho concluiu que o grupo que fez a participação pela internet mostrou melhora significantemente maior nas atitudes para uma dieta saudável, do que os participantes usando material impresso. Porém, ambos tiveram melhora no comportamento quanto à dieta. Outros estudos estão sendo realizados sobre este novo modo de promover a saúde da população e a internet pode sim ser uma boa ferramenta de conhecimento sobre alimentação e saúde.

O programa Cyber Diet visa o apoio ao emagrecimento e fornece conteúdo de nutrição, entre outros temas e informações ligadas também à saúde, porém tanto o nosso programa, como os outros que existem disponíveis na internet, não substituem o acompanhamento de profissionais de nutrição ou outros profissionais de saúde de forma presencial. O intuito é apenas de informar, motivar e apoiar a pessoa no processo de aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis.

Pessoas que possuem patologias (diabetes, colesterol elevado, hipertensão, etc.) que necessitem de um cardápio individualizado devem procurar um profissional, independente de obter as informações que procuram pela internet. O mesmo se aplica para os indivíduos que necessitam de suplementação, como no caso dos atletas por exemplo.

Muito cuidado com os sites que oferecem informações sobre nutrição e alimentação. Para saber se o site é confiável, veja a procedência, se são sites governamentais ou de associações, instituições ligados a determinados temas, conheça o profissional que escreve para o site, saiba quais as fontes de informações, fique atento.

Por meio deste meio de comunicação as pessoas podem se conscientizar a terem melhor qualidade de vida através de uma alimentação saudável e a prática de exercícios. Segue dicas de alguns sites com temas ligados à nutrição e alimentação com informações confiáveis:

Ministério da Saúde - Departamento de Atenção Básica (DAB)RG Nutri - Identidade em NutriçãoAgência Nacional de Vigilância SanitáriaApanutri - Associação Paulista de NutriçãoSBD - Sociedade Brasileira de DiabetesNUTRITOTALNutrição em PautaGuia Alimentar para a População BrasileiraMinistério da Saúde - Tabela Brasileira de Composição de AlimentosGuia alimentar para crianças menores de 2 anos

Referência: * Cook RF, Billings DW, Hersch RK, Back AS, Hendrickson A. A field test of a web-based workplace health promotion program to improve dietary practices, reduce stress, and increase physical activity: randomized controlled trial. J. Med. Internet Res. 2007;9(2):e17.    

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: nutrição saúde internet sites

Últimas