Ai que calor!

Ai que calor

Com certeza esta é a melhor época do ano. A maioria das pessoas está de férias, e nada é mais gostoso do que curtir uma prainha, sem compromissos, correria, telefone tocando aqui, chefe reclamando ali... Mas, todo cuidado é pouco já que os dias estão muito quentes. Na sombra, a temperatura em algumas cidades pode chegar até os 35oC ou mais - um verdadeiro forno a céu aberto!  

Nesta época do ano, as pessoas tendem a se descuidar e o resultado é sempre o mesmo: insolação, desidratação, pele queimada, bolhas, náuseas...enfim, um verdadeiro horror!

Muitos acham que os cuidados com o sol se restringem a filtros solares, sombra, chapéu ou boné, e acabam se esquecendo da alimentação. A escolha certa dos alimentos pode ser sua aliada, tanto para realçar e preservar o bronzeado como para evitar possíveis desidratações. Por isso, não dê bobeira!

Uma alimentação balanceada não pode ser lembrada somente quando aquela roupa ficou mais apertada! Este deve ser um hábito diário que só lhe trará benefícios. Por isso, dê uma olhada nestas dicas que o Cyber Diet preparou especialmente para você, que está afim de fazer o maior sucesso neste verão!

  • O betacaroteno, precursor da vitamina A, tem sido relacionado com um bronzeado melhor, mais uniforme e duradouro. Isto porque se acredita que ele auxilia na produção da melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Para obter a cor desejada, recomenda-se a ingestão de alimentos fontes desta substância de 15 dias a um mês antes da exposição ao sol. Portanto, aproveite que é verão e consuma bastante salada a base de cenoura, beterraba e folhas escuras, como espinafre, rúcula, brócolis, agrião e couve.
  • Consuma alimentos leves, evitando aquele famoso "peso no estômago". Isto intensifica a sensação de moleza e sonolência, comuns durante o verão. Para tanto, diminua a quantidade de gordura e frituras em suas preparações, dando preferência a alimentos ricos em carboidratos, como macarrão com molhos leves, cereais, arroz e muita salada. Além disso, fracione ao máximo as refeições e mantenha intervalos regulares entre elas, evitando longos períodos de jejum.
  • Beba 2 litros, ou mais, de líquidos diariamente para repor o que é perdido pelo suor, evitando a desidratação. Dê preferência à água, suco de frutas e água de coco. E lembre-se, não exagere nos refrigerantes e na cervejinha, pois além de calóricos, possuem uma baixa capacidade de hidratação.
  • Se não resistir à cerveja, tome cuidado com os petiscos e tira-gostos. Consuma-os moderadamente e dê preferência aos assados ao invés dos fritos, já que são menos calóricos e possuem menos gordura.
  • As frutas são a melhor pedida para o verão! Além de apresentarem um alto teor de água, são fontes de vitaminas e minerais, indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. Para ficarem ainda mais gostosas e refrescantes, consuma-as bem geladinhas ou na forma de sucos! Mas lembre-se de higienizá-las com cuidado e de consumi-las rapidamente após abertas, preservando, assim os seus nutrientes.
  • É muito comum, nesta época do ano, ocorrerem intoxicações alimentares, levando à diarréias e conseqüente desidratação. Por isso, o cuidado com a higiene deve ser redobrado. Ao consumir bebidas em lata, lave bem as suas bordas ou use um canudinho.
  • O calor aumenta as chances de deterioração dos alimentos. Como é de costume consumir muito peixe e frutos do mar nesta época, deve se estar sempre atento ao aspecto, cheiro, cor e, principalmente, à sua procedência. Também não consuma maionese de procedência desconhecida nem água de torneira.
  • Não manipule limão ou laranja quando se expor ao sol. Eles possuem substâncias que, ativadas pelos raios solares, provocam queimaduras e até mesmo bolhas na pele. Portanto, após consumir aquela deliciosa caipirinha, lave bem as mãos e a boca.
  • Sem dúvida o consumo de sorvetes deve triplicar neste período do ano. No entanto, não é preciso se privar de saboreá-los caso você não queira ganhar uns quilinhos a mais. Apenas saiba como escolher os sabores certos, dando preferência aos picolés de frutas.
  •    

    Comente

    Últimas