Alegria e satisfação na hora da alimentação

Alegria e satisfação na hora da alimentação

Todos nós sabemos que o ser humano come primeiro com os olhos. Mesmo não estando com aquela fome, a forma como nos é apresentado um alimento é determinante para sentirmos vontade de saboreá-lo ou não. Portanto, dizer que beleza não se põe na mesa não combina nada com este poder visual gastronômico. Quanto mais belo e harmônico estiverem os pratos, maiores são as chances de queremos experimentar tal preparação.

Estas combinações harmônicas de cores, cortes e tipos de alimentos são chamadas de características organolépticas, um nome estranho que faz muita diferença na hora de preparar, montar e apresentar as refeições, respeitando que tipo de público terá como alvo, sejam adultos, crianças ou idosos. Cada um requer um tipo de atenção especial.

Não só os adultos são influenciados por este tipo de conduta visual. As crianças, principalmente as em idade pré-escolar, são as mais seletivas na hora de escolher seus pratos.

Os idosos requerem maiores cuidados devido as suas dificuldades de dentição, deglutição e digestão.

A composição da refeição pode ser a mais simples, com alimentos do cotidiano, porém, se tiver uma apresentação colorida e divertida, sua aceitação será melhor e com maior facilidade. O ideal é que a montagem e elaboração das refeições de adultos e crianças sejam focadas nessas divertidas combinações de cores. Talvez seja por esta razão que os macarrões coloridos e sopa de letrinhas fazem tanto sucesso na preferência das crianças.

Para ter uma alimentação equilibrada e colorida é importante que nela contenha alimentos dos grupos: construtores, reguladores e energéticos, nas porções ideais.

Veja um exemplo:

1 concha média feijão .............................................. construtor

2 colheres (sopa) carne ao molho ............................. construtor

4 colheres(sopa) arroz ............................................ regulador

1 colher (sopa) cenoura cozida ................................. regulador

1 colher (sopa) purê de batata .................................. regulador

5 folhas de alface .................................................... regulador

2 fatias de tomate ................................................... regulador

½ colher (sobremesa) azeite .................................... energético    

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