Alho: amuleto da saúde

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Alho amuleto da saúde

Alguns não suportam o cheiro e o gosto, enquanto outros não dispensam esse ingrediente em suas preparações. Para muitos, o alho não pode faltar nas suas receitas, mas saiba que além de incrementar os sabores nos pratos culinários, este condimento contém muitos nutrientes e propriedades muito interessantes para a sua saúde.

Encontrado na forma de raiz, o alho é um condimento utilizado desde a antiguidade como remédio ou como componente de vários medicamentos. Seu bulbo, conhecido como "cabeça", é composto por folhas escamiformes, popularmente chamada por "dentes".

Hoje em dia, a ciência tem estudado mais a respeito das propriedades funcionais do alho. E por meio de algumas pesquisas realizadas pode-se verificar que a alicina, substância presente no alho quando esmagado é a responsável pelo seu odor característico e também pelas suas propriedades funcionais no organismo humano.

O alho reduz os níveis de colesterol e promove uma leve diminuição na pressão arterial; devido à capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, ajuda a circulação no sangue, além de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas. Estes benefícios podem ser atribuídos à sua ação antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis por prejudicar a estrutura das células.

Em sua composição encontramos alto teor nutritivo, devido à presença de carboidratos, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, vitamina C e demais vitaminas e minerais.

A qualidade do alho é determinada pela cor da sua casca, ou seja, quanto mais roxo, mais forte é o alho. Na compra do alho é importante observar que uma cabeça firme indica um alho mais fresco. Quando a cabeça do alho estiver muito macia, significa que o mesmo não está fresco e é melhor não utilizá-lo. Mantenha o alho em lugar seco e nunca no refrigerador.

A quantidade de alho a ser consumida para se obter algum benefício à saúde ainda não foi determinada. Algumas pessoas, quando aumentam a quantidade no consumo, desenvolvem azia, gases intestinais e diarréia; por este motivo não é preciso exagerar, consuma uma quantidade moderada.

O hálito característico, considerado desagradável por pessoas que apreciam o alho, pode ser minimizado se for consumido com salsa fresca.

Alho amuleto da saúde

Por conter todos estes nutrientes em sua composição e pelos possíveis benefícios mostrados através de pesquisas realizadas, vale a pena incluir este condimento em seu cardápio, você não acha?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas