Alimentação e osteoporose

A alimentação a favor de quem tem osteoporose

Alimentação e osteoporose

A principal característica da osteoporose é a perda de massa óssea, aumentando o risco de fraturas.

E ela pode ocorrer por 3 causas: a diminuição dos níveis de estrógeno, por isso mulheres na menopausa têm mais risco de desenvolver a doença; pela falta de vitamina D; e pelo uso prolongado de corticoides.

Mas saiba que a alimentação tem grande influência no tratamento da doença e pode ajudar tanto a "piorar" o quadro, quanto a diminuir sua evolução.

- Aumente o consumo de cálcio: o cálcio é o principal mineral que atua na formação da massa óssea. Suas principais fontes são o leite e seus derivados, mas também é encontrado nos peixes e vegetais de folhas verdes escuras (agrião, brócolis, couve).

- Aumente o consumo de vitamina D: ela é fundamental para a "fixação" do cálcio no organismo, para o desenvolvimento e manutenção dos ossos e para a prevenção de fraturas. Alguns alimentos que apresentam boas quantidades de vitamina D são: gema de ovo, manteiga, cação, arenque, óleo de peixe, atum, entre outros.

Mas lembre-se, a maior fonte de vitamina D é obtida através da luz solar na pele. Por isso, não deixe de tomar um pouco de sol.

- Não consumir alimentos fonte de ferro junto com alimentos fonte de cálcio: você pode, e deve consumir alimentos fonte de ferro, mas evite fazê-lo na mesma refeição. Os nutrientes competem entre eles para serem absorvidos, onde um será absorvido e outro será desprezado. Os principais alimentos fonte de ferro são as carnes vermelhas.

- Diminua ou exclua o consumo de café: a cafeína presente no café diminui a absorção de cálcio no organismo, reduzindo o potencial deste nutriente. Além do café, mate e refrigerantes a base de cola também contém cafeína.

- Consuma leite: além de ótima fonte de cálcio, o leite contém lactose que contribui para maior absorção do cálcio.

- Não consuma bebidas alcoólicas: o álcool tem efeito tóxico no organismo, destruindo as células ósseas.

- Diminua o consumo de sal: o sódio presente no sal, refrigerantes light/zero, alimentos industrializados, entre outros, ajuda na perda de cálcio pela urina.

- Consuma alimentos ricos em ômega-3: linhaça, salmão, frutos do mar, óleo de canola são ótimas fontes de ômega-3, gordura boa, que aumenta a densidade dos ossos.

Além da alimentação, a prática regular de atividades física é uma excelente aliada.

Comente

Últimas