Alimentação para o seu estilo de vida

alimentação e estilo de vida

Consumir bastante fruta, verdura e legume, comer de 3 em 3 horas, evitar o consumo de doces e alimentos gordurosos, diminuir a quantidade de carboidratos. Essa é a dieta ideal para se manter sempre saudável e bem disposto.

Mas nada é tão simples assim, cada pessoa tem uma necessidade diferente, de acordo com seu estilo de vida e isso deve ser levado em conta na hora de elaborar um cardápio.

Nessa matéria vamos dar algumas dicas de alimentação, de acordo com o seu estilo de vida.

Para quem tem excesso de atividade mental:

Pessoas com muita atividade mental tendem a ficar muitas horas trabalhando/estudando e esquece-se de comer. Ficar muito tempo em jejum pode provocar uma queda de açúcar no sangue, o que produz falha de raciocínio.

O consumo de alimentos fonte de proteínas e carboidratos é essencial, pois o carboidrato dará energia, enquanto as proteínas "ativam" a atividade cerebral. Não deixe de fora do seu cardápio: peixes, arroz integral, carnes magras, legumes, nozes, soja.

Quem não tem tempo de fazer todas as refeições:

Quando se tem uma vida muito corrida e não acha tempo para fazer um almoço com arroz, feijão, salada e carne, o consumo de lanches se torna inevitável.

Mas você pode ter uma refeição saudável comendo um sanduíche, basta que ele contenha pão, um tipo de carne que pode ser um presunto magro ou um peito de peru, hortaliças (alface, tomate, cenoura ralada), queijos magros, a margarina ou maionese podem ser substituídas pelo requeijão light.

Troque também o refrigerante por um suco de fruta natural.

Quem leva uma vida sedentária:

Pessoas que não praticam atividade física devem ter uma alimentação saudável e balanceada como todo mundo, consumindo diariamente alimentos de todos os grupos alimentares, como: cereais, carnes, frutas, leguminosas, hortaliças, leite e derivados.

Para evitar o ganho de peso e o aparecimento de doenças como o aumento do colesterol, coma bastante verduras, legumes e frutas, prefira as carnes magras e frango sem pele, leite e iogurtes desnatados, queijos magros, e evite o consumo de frituras e doces muito elaborados.

E dê o seu máximo para começar a praticar no mínimo 30 minutos de exercícios diários.

Para quem sempre se sente cansado ou estressado:

O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo, por isso não pode ser totalmente eliminado. Alimentos como arroz, pão, torrada, macarrão, entre outros, não podem faltar no seu cardápio.

Não abuse do consumo de gorduras. A digestão deste nutriente é mais lenta, o que promove a diminuição do esvaziamento gástrico, fazendo com que o organismo mobilize mais sangue para o local. O resultado disso é o cansaço e a indisposição.

Abuse das saladas cruas e frutas que são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a manter o pique.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, café e refrigerantes.

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