Alimento integral = Alimento light?

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Alimento integral  Alimento light

A resposta para essa pergunta é não! Muitas pessoas acreditam que consumindo alimentos integrais estarão automaticamente consumindo alimentos light, pois pensam ter menos calorias do que os alimentos "comuns", mas isso não é verdade.

Os alimentos integrais não têm necessariamente menos calorias do que os alimentos comuns, muito pelo contrário, na maioria das vezes as calorias de ambos são praticamente as mesmas.

Veja o exemplo do arroz integral e o branco, 100g de arroz integral cozido fornece aproximadamente 124 calorias, enquanto a mesma quantidade de arroz branco fornece 128 calorias.

Mas em compensação, os alimentos integrais são mais saudáveis. Por não passarem pelo processo de beneficiamento ou refinamento, ainda possuem as películas que envolvem os grãos. Essas películas são ricas em fibras, vitaminas (principalmente as do complexo B) e minerais (ferro, selênio, fósforo e magnésio).

As fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue e podem diminuir o risco de doenças cardíacas. Além disso, elas são importantes para o bom funcionamento do intestino, pois aumentam o bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal.

Para quem está de dieta, o alimento integral é uma ótima opção, pois as fibras dão sensação de saciedade, reduzindo a fome.

Já o alimento light, pode ser considerado assim quando apresentar redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias se comparado com o alimento convencional.

O principal benefício do alimento light é que ele muitas vezes contém menor quantidade de gordura, açúcar ou sódio, componentes que quando consumidos em excesso podem trazer malefícios à saúde.

Se você está de dieta e agora ficou na dúvida por qual alimento optar na hora de montar seu cardápio, o ideal é variar e consumir tanto alimentos light, como integrais.

Mas na hora de optar entre o alimento light e o comum, sempre que possível, dê preferência a versão light.

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