Alimentos que ajudam aliviar a TPM e a Menopausa

Banana, soja e uva passa são alguns deles

Alimentos que ajudam aliviar a TPM e a Menopausa

Não é novidade que os cuidados com a saúde começam pela boca. O que você come reflete no seu organismo, ajuda a curar doenças e previne diversos males. Essa máxima também é válida para os alimentos que aliviam os sintomas da TPM e menopausa.

Em ambos os períodos, os hormônios femininos estão praticamente em ebulição. Dessa forma escolher os alimentos certos pode ajudar a driblar vários sintomas comuns da TPM e da menopausa. Conheça alguns deles:

Pães e massas

Os carboidratos ajudam na produção de serotonina, substância diretamente ligada à sensação de bem-estar, e na produção de insulina, outro hormônio que influencia na produção do triptofano, que ajuda o organismo a relaxar. No entanto, carboidratos devem ser consumidos com moderação, e de preferência, na versão integral. Caso contrário, colaboram para o aumento de peso.

Soja

A soja é rica em isoflavona, substância que vem sendo apontada como benéfica em diminuir os sintomas da menopausa. Fora isso, ela é mais rica em ferro e proteína do que a carne animal e contém mais cálcio do que o leite. Já tem motivos de sobra para consumí-la, né?.

Banana

Essa fruta também é rica em triptofano, que ajuda a amenizar os sintomas da TPM, além de oferecer vários outros benefícios à saúde; vitamina C, B6 e ácido fólico. A fruta também é rica em fibras e diminui a absorção de gorduras.

Uva passa

Essa simples uvinha é rica em boro, um mineral que ajuda na manutenção dos ossos e evita a perda óssea, comum nas mulheres pós-menopausa.

Frutas cítricas

Elas são ideais para serem consumidas durante a TPM, pois aumentam a disposição e dão um chega para lá no cansaço.

Leite e iogurte

O cálcio desses alimentos aumenta a contração uterina, diminuindo as cólicas e o inchaço comum dessa fase.

Oleaginosas

Essas frutinhas são ideais para quem, durante a TPM, não se segura para devorar um docinho. O magnésio ajuda na compulsão e a vitamina E na irritabilidade que surge antes da menstruação.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: alimentos tpm menopausa

Últimas