Amamentação e a alimentação da mãe

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Amamentação e alimentação

Que o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é importantíssimo para a saúde, formação e crescimento do bebê todo mundo sabe.

Mas na cabeça de muitas mamães ainda surgem diversas dúvidas de como deve ser sua alimentação para que seu leite seja "forte", do que causa cólica no bebê, entre outras dúvidas.

Nessa matéria vamos tentar esclarecer alguns desses "mitos" e dúvidas:

Consumir canjica, cerveja preta e outros alimentos aumentam a produção de leite?

De acordo com especialistas isso não passa de um mito, o que favorece a produção de leite é o bebê sugar o peito corretamente e a mãe ter uma alimentação saudável, balanceada e ingerir bastante líquido.

Existem alimentos que devem ser excluídos da alimentação da mãe, durante a amamentação?

Normalmente, a mãe pode consumir qualquer alimento durante a amamentação. Somente são restritas as bebidas alcoólicas e bebidas e alimentos que contenham cafeína, pois esses componentes são absorvidos pelo bebê através do leite materno.

Com relação às cólicas, algumas mães dizem que o refrigerante e o chocolate dão cólicas no bebê, provavelmente isso ocorre quando há excesso no consumo.

A própria mãe deve verificar a reação do bebê de acordo com os alimentos que consome. E antes de excluir qualquer alimento da sua alimentação é importante que consulte seu médico para que ele constate realmente a relação entre o consumo do alimento e a cólica no bebê.

Posso fazer dieta para eliminar peso durante a amamentação?

Durante a amamentação, o gasto calórico da mãe é bem alto já que a mãe precisa de muita energia para produzir leite, não sendo indicado um plano alimentar restrito em calorias para redução de peso.

Não se preocupe, uma alimentação saudável e balanceada e a própria amamentação farão com que a mãe volte ao seu peso normal, gradualmente.

Existe leite fraco, o que posso fazer para que meu leite seja mais forte?

Não existe leite fraco, toda mãe produz o leite adequado para as necessidades do seu bebê e na quantidade que ele precisa.

O consumo de adoçantes e alimentos diet/light deve ser evitado?

Apesar de não haver ainda um consenso, alguns estudos mostram que o consumo dessas substâncias não é saudável para o bebê. Portanto, seu consumo deve ser moderado.

O recomendado é que a mãe consuma somente 2 envelopes ou 10 gotas de adoçante por dia. Mas o ideal é consumir mesmo o açúcar comum.

Com relação aos alimentos diet/light não existe uma recomendação de consumo diário, mas eles também devem ser consumidos com moderação.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas