Aprenda a montar um prato saudável

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Aprenda a montar um prato saudável

Com a correria do dia-a-dia, as pessoas estão deixando cada vez mais de se alimentar corretamente. As refeições são feitas nas ruas, com alimentos prontos, que possam ser ingeridos rapidamente, dificultando ainda mais a possibilidade de ter uma alimentação equilibrada, prejudicando até a digestão.

Os locais em que são feitas as refeições muitas vezes são impróprios e sem higiene adequada, podendo causar doenças como as toxiinfecções alimentares. Com isso, a opção de ter um prato balanceado e saudável é quase nula. Porém, com a mudança de alguns hábitos alimentares inadequados e separando um tempinho para as refeições é possível comer bem.

Mostraremos algumas opções para quem precisa se alimentar fora de casa e não quer deixar de lado a saúde. Veja abaixo como deve ser um prato balanceado para as refeições principais e as opções de alimentos para os lanches intermediários.

As refeições principais (como almoço e jantar) devem ser realizadas diariamente, nunca "puladas". Elas são muito importantes por fornecerem certos nutrientes ao organismo, nutrientes esses provenientes de alimentos típicos dessas refeições, como hortaliças, leguminosas e carnes.

Uma refeição principal, como almoço, deve conter:

  • 1 hortaliça crua: verduras de folhas (como alface, rúcula, agrião), tomate etc;
  • 1 hortaliça cozida: cenoura, chuchu, beterraba, espinafre, acelga etc;
  • 1 cereal: arroz, massa, batata etc;
  • 1 leguminosa: feijão, ervilha, grão de bico, soja etc;
  • 1 carne: ave, peixe, carne, etc;
  • 1 fruta: maçã, banana, pêra etc
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Em alguns tipos de restaurantes, como aqueles por quilo, é possível fazer uma refeição balanceada, escolhendo os alimentos certos e não exagerando nas quantidades. Lembre-se também que o prato deve ser colorido. Isto indica variedade de alimentos e conseqüentemente de nutrientes.

Quando não for possível comer em tais lugares é preferível optar por sanduíches saudáveis que incluam carne, que pode ser branca como a de frango, salada com mais de uma verdura e pouco molho. Um suco de fruta pode acompanhar e contribuir com mais vitaminas e minerais.

Para os lanches intermediários que são feitos nos locais de trabalho pode se optar pelos alimentos mais práticos como:

  • Bolachas, torradas e frutas que não necessitem cortar, como maçã, banana, pêra, pêssego, por exemplo.
  • Sucos prontos, iogurtes, extrato de soja (ou leite de soja), leites fermentados, entre outros para as bebidas.

Não tenha desculpas para hábitos alimentares inadequados. Pense na sua saúde e comece já a comer corretamente. Tanto em casa como fora dela. A sua saúde agradece.

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