Aproveite a primavera e fique em forma!

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Aproveite a primavera e fique em forma

Mês de setembro, final do inverno e início da estação mais colorida: a Primavera. Com isso, a preocupação em estar com o corpo em forma para o verão começa a aumentar e todo mundo quer correr atrás do prejuízo causado nos meses de frio. Saiba como tirar proveito dessa estação tão gostosa para conquistar um corpo em forma e com mais saúde.

Com o aumento da temperatura, as pessoas se sentem mais dispostas a sair de casa e aproveitar o dia e a noite, então porque não começar a fazer aquela caminhada no parque ou na orla da praia? Além de ser um excelente exercício é ótimo para estar em contato com a natureza, curtir a paisagem e aliviar as tensões do dia-a-dia.

Outra forma de tirar proveito da estação é incluir em seu cardápio frutas típicas da Primavera, que você encontra nesta época por um preço mais baixo e melhor qualidade. Saiba quais são:

Melão: fonte de vitaminas A, C, E e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. É ótimo para ser consumido nos meses de calor, pois refresca e hidrata devido ao alto teor de água em sua composição. Quem sofre de prisão de ventre também pode se beneficiar do seu consumo, pois o melão tem alto teor de fibra e água. 100g da fruta tem em média 28kcal. Espuma de Melão.

Abacaxi: muito consumido em países tropicais, como o Brasil, é fonte de vitaminas B1, A e C, potássio, cálcio e magnésio. Outra vantagem do abacaxi é o fato de conter bromelina, enzima que auxilia na digestão de proteínas, gorduras e celulose, substância essencial para o bom funcionamento do intestino. 100g de abacaxi tem em média 52kcal. Suco de abacaxi com groselha.

Manga: muitas pessoas quando querem eliminar peso, excluem a fruta do cardápio por acreditarem ter muitas calorias, mas isso não é verdade. Consumida com moderação, como qualquer outro alimento, ela pode e deve fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada, 100g de manga tem em média 62kcal. Contém vitamina A e C, poderosos antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres. Salada de Manga com Kani Kama.

Essas são apenas algumas frutas da estação, você vai encontrar também: jabuticaba, pêssego, caju, nectarina, goiaba, melancia, entre outras.

Além das frutas, você sabia que algumas verduras e legumes também são mais encontrados em épocas específicas? Abóbora, abobrinha, beterraba, vagem, escarola e espinafre são apenas alguns exemplos. Aproveite a estação para incluir esses alimentos em seu cardápio.

Escarola: contém poucas calorias e muita fibra, excelente para ajudar no bom funcionamento intestinal. Fonte de beta-caroteno (provitamina A), vitaminas C, B e sais minerais como: cálcio, fósforo e ferro, 100g de escarola tem em média 17kcal. Pizza de Escarola.

Espinafre: fonte de ferro, sódio e potássio. O espinafre é muito utilizado no preparo de souflês, sopas, massas, etc. 100g do alimento cru tem aproximadamente 22kcal. Torradas com Patê de Espinafre e Ricota.

Beterraba: é uma raiz que contém em sua composição potássio, sódio, ferro, folato, magnésio, zinco, e vitaminas A, B e C. Mas além da raiz, você pode, e deve, aproveitar também os talos e folhas do alimento. Elas podem ser utilizadas em sopas ou refogadas. Cada 100g de beterraba fornece em média 46kcal. Sanduíche Supernatural.

Para decorar e incrementar ainda mais os seus pratos na estação mais colorida do ano, você pode utilizar flores comestíveis.

Mas vale lembrar que nem todas as espécies de flores podem ser ingeridas, pois apresentam princípios tóxicos, são elas: lírio, violetas, crisântemo, copo de leite, entre outras e devem ser compradas em lojas especializadas. As flores comercializadas em floriculturas são cultivadas com produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde.

Veja abaixo algumas flores que podem ser ingeridas:

Calêndula: vai dar um colorido diferente a sua salada. Mas não esqueça que para consumí-la é necessário que retire o miolo.

Amor-perfeito: além de decorar a sua sobremesa, pode ser utilizada como ingrediente da sua salada.

Rosa: fornece um perfume suave aos pratos que acompanha. Pode ser utilizada em uma salada ou para decorar e aromatizar doces em calda.

Aproveite toda a fartura de sabores que a Primavera te oferece e dê mais colorido aos seus pratos!

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