Arroz integral para prevenir hipertensão!

Além de prevenir a hipertensão, o arroz integral ajuda no controle da glicemia

Arroz integral para prevenir hipertensão

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, descobriu que uma substância contida no arroz integral tem a capacidade de inibir a angiostensina II.

O que isso importa para você? A angiostensina é uma proteína ligada ao desenvolvimento de hipertensão e artelosclerose (enrijecimento das artérias). Nesse caso, o arroz integral é um ótimo aliado à sua saúde.

Essa substância benfeitora ao coração se esconde na camada mais escura do grão de arroz, que é polida no processo de branqueamento do tipo comum. Essa camada marrom também é repleta de fibras, deixando a versão integral muito mais nutritiva do que a branca.

Aliando-se à prevenção contra a hipertensão e artelosclerose, estudos conduzidos pela Universidade de Tuffs, nos Estados Unidos, comprovaram que a versão integral do nosso velho companheiro de prato também controla a diabetes, reduz a gordura abdominal, abastece o corpo com ácido fólico, potássio e vitaminas do complexo B e causa maior sensação de saciedade.

Esse último benefício acontece porque, por conter aquela casca marronzinha cheia de fibras, o arroz integral forma uma goma quando entra em contato com os líquidos estomacais, sendo digerido mais lentamente pelo organismo. Isso significa que, além de controlar a assimilação dos açúcares (e consequentemente da produção de insulina) pelo corpo, ele te deixa com menos fome e te ajuda a controlar a boca nos lanches fora de hora.

Como incorporá-lo na dieta?

Além de levemente mais caro nas prateleiras, o arroz integral é um pouquinho mais trabalhoso para ser preparado (leva cerca de 45 minutos). Isso acontece porque a casquinha que o diferencia do arroz comum acaba formando uma capa que dificulta o cozimento.

Mas isso não é motivo para afastar o alimento do seu cardápio. Para driblar o tempo de preparo, você pode deixar o arroz de molho durante a noite ou até mesmo por algumas horas antes de cozinhá-lo.

Depois disso, basta escorrer a água e dar uma tostadinha nos grãos dentro de uma panela vazia até secar toda a água. Só então você pode adicionar seus temperos e dar continuidade à receita tradicional. Será muito mais fácil cozinhar!

Outra ótima opção é colocar o arroz na panela de pressão por cerca de 20 minutos e deixar sair o vapor naturalmente.

Como a recomendação dos nutricionistas é de que o arroz integral substitua o arroz comum em todas as refeições (e que esteja sempre contido nelas), é importantes sabermos inovar no preparo dos pratos, não é mesmo? Confira algumas receitinhas com esse grão tão benéfico:

Arroz integral com abóbora

Você vai precisar de:

• 1 xícara (chá) de arroz integral

• ½ abóbora cabocha pequena

• 1 colher (sopa) de azeite de oliva

• 3 colheres (chá) de sal

• 6 ramos de salsinha

• 1 cebola pequena picada

• 1 dente de alho amassado

Para preparar:

Lave o arroz e coloque-o na panela de pressão com ½ litro de água. Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos ou até ficar macio. Retire do fogo, tire a pressão da panela, abra-a e reserve.

Lave a abóbora, descasque-a e retire as sementes. Lave-a novamente, pique-a em cubos médios e reserve. Descasque a cebola e pique-a em pedaços bem pequenos. Lave os ramos de salsinha e pique-os bem fininho. Reserve tudo.

Em outra panela coloque o azeite de oliva, a cebola e o dente de alho amassado. Leve ao fogo e refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos ou até a cebola murchar. Adicione, a abóbora e refogue-a, mexendo de vez em quando, por cerca de 3 minutos. Incorpore o arroz, ½ xícara (chá) de água e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 15 minutos ou até a abóbora ficar macia. Retire o preparado do fogo e sirva logo em seguida.

Arroz integral à grega

Você vai precisar de:

• 1 colher (chá) de azeite de oliva

• 1 cebola picada

• 1 cenoura picada

• 1 xícara (chá) de arroz integral cru lavado e escorrido

• 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 2 xícaras (chá) de água

• 1 colher (chá) de suco de limão

• 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

Para preparar:

Refogue em uma panela a fogo médio o azeite com a cebola, a cenoura e o arroz. Adicione o caldo de galinha dissolvido em água e, quando começar a ferver, abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhando por 45 minutos. Depois que toda água estiver seca, desligue o fogo e acrescente o suco de limão e a cebolinha picada. Sirva o arroz ainda quente.

Juliany Bernardo (MBPress)


Comente

Assuntos relacionados: hipertensão arroz integral

Últimas