Batata-doce: a preferida das academias

Entenda por que o alimento é tão requisitado por quem treina

Batatadoce a preferida das academias

A batata-doce já entrou no cardápio daqueles que praticam exercícios com frequência. Mas qual o motivo dela ser a queridinha das academias? Quais os benefícios que a batata-doce pode trazer para seu corpo, saúde e treino?

Por ser um carboidrato complexo, a batata-doce é indicada para ser consumida antes dos treinos. Ela armazena glicogênio muscular, ideal para exercícios prolongados e bom desempenho nas atividades. Com ela, você terá mais energia para realizar suas atividades corretamente.

A batata-doce é uma ótima fonte de vitaminas A e B, fósforo, ferro, cálcio e potássio, nutrientes ideais para qualquer atleta. Com um baixo índice glicêmico, ela auxilia no aumento de massa corporal. Além disso, tem poder anti-inflamatório e ajuda no sistema imunológico.

Com a grande quantidade de fibras insolúveis, o pico de insulina é reduzido e a energia da batata é metabolizada mais lentamente. Ou seja, o açúcar não é absorvido de uma vez só e você terá a sensação de saciedade por mais tempo. A grande quantidade de vitaminas antioxidantes também auxilia os atletas na recuperação de radicais livres liberados durante a regeneração muscular.

A preferência dos atletas é aliar a batata-doce ao frango no prato para ajudar no treino. Rico em proteínas, o frango contém os nove aminoácidos essenciais e compõe com a batata o prato ideal para se consumir entre as refeições em um dia de treino. O recomendado é a ingestão de 100 gramas de batata-doce (o equivalente a duas unidades pequenas) por dia de treino. O alimento pode ser consumido da mesma forma que a batata inglesa: cozida, assada ou em forma de purê, junto a um frango grelhado, cozido ou desfiado. Mas lembre de ingerir o prato uma hora antes, ou ele não será metabolizado a tempo dos seus exercícios.

Com todos os benefícios, além de auxiliar os atletas a batata-doce também ajuda no estímulo do intestino, no controle do diabetes e do colesterol e é essencial no emagrecimento, já que promove maior saciedade e faz com que você demore para ter fome novamente.

Por Ana Gissoni


Comente

Assuntos relacionados: batata doce treino

Últimas