Beba Leite!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Beba Leite

O leite é indispensável ao crescimento, desenvolvimento e manutenção de uma vida saudável.

O primeiro alimento que ingerimos é o leite, ele é indiscutivelmente essencial para os bebês, pois fornece todos os nutrientes importantes para essa fase inicial da vida. Após os seis meses, apenas o aleitamento materno não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais do ser humano e neste momento começa a introdução de outros alimentos. Nas demais fases da vida, este alimento não deve ser deixado de lado, pois é parte de uma alimentação saudável, já que é fonte de nutrientes, vitaminas e sais minerais. Veja a seguir a importância de beber leite, conheça os tipos de leite existentes no mercado e sua relação com o leite de soja.

Composição Nutricional

Os componentes nutricionais podem variar de acordo com a espécie do animal, a sua alimentação, a estação do ano e a época de lactação. O leite é fonte de proteína, mas além deste nutriente você encontra gordura, lactose, vitaminas e sais minerais. Proteínas: As proteínas são formadas por aminoácidos. Existem aminoácidos que o nosso corpo é capaz de fabricar, porém outros tipos o nosso organismo não produz. O leite fornece grande parte destes aminoácidos.

Gordura: Os ácidos graxos representam a maior parte da gordura do leite e podem ser classificados como saturados e poliinsaturados. Quase toda a gordura do leite encontra-se em glóbulos. Como os glóbulos são as partículas maiores do leite, porém as mais leves, elas tendem a subir para superfície e dessa forma você obtém a nata.

Lactose: É o açúcar do leite, fonte de carboidrato.

Vitaminas e minerais: O leite contém vitaminas hidrossolúveis (riboflavina) e lipossolúveis (vitaminas A e D). Os minerais presentes mais importantes são: cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Benefícios ao organismo

  • Melhor fonte de cálcio, mineral responsável pelo crescimento, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes.
  • Além do cálcio, podemos destacar o magnésio, que atua no funcionamento do cérebro.
  • O leite possui proteína de alto valor biológico que propicia a formação e manutenção dos tecidos do organismo.
  • Por conter em sua composição lactose, torna-se um alimento fonte de energia.
  • Métodos de conservação

    O leite de vaca comercializado é submetido a diferentes processos industriais que visa a maior conservação do produto.

    Pasteurização: É quando o leite passa por um processo térmico que consiste no aquecimento do leite a elevadas temperaturas por alguns segundos e em seguida refrigerado à temperatura entre 2º e 5º C, sendo envasado em seguida. Destrói os microrganismos patogênicos e reduz o número total de bactérias.

    Ultrapasteurização (UHT): O leite é aquecido em temperaturas mais elevadas do que a pasteurização normal, por menos segundos e resfriado imediatamente, destruindo todos os microrganismos.

    Longa vida: Para que o leite seja classificado como longa vida, ele precisa ter matéria-prima de boa procedência, deve passar pelo processo de ultrapasteurização e em seguida ser acondicionado em embalagens assépticas, dessa forma o leite fica protegido de qualquer contaminação e não é preciso adicionar nenhum conservante.

    O leite sem tratamento térmico, sem qualquer controle higiênico-sanitário pode ser um disseminador de uma série de doenças.

    Tipos de leite

    Atualmente existem no mercado vários tipos de leites, saiba um pouco mais sobre cada um deles:

    Teor de gordura: Integral, desnatado e semi-desnatado. O leite integral tem no mínimo 3% de gordura em sua composição, já o leite semi-desnatado tem de 2,9 a 0,6% e o desnatado contém no máximo 0,5%.

    Enriquecido com vitaminas e minerais: Ferro, cálcio, vitamina A e outros tipos. Você encontra leite enriquecido com diferentes micronutrientes e concentrações.

    Ômegas: São ácidos graxos poliinsaturados que desempenham papel funcional em nosso organismo, reduzindo os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, favorecendo o sistema imunológico e previnindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. Você encontra no mercado leite com ômega 3, porém, para se atingir a recomendação indicada é preciso tomar 1 litro de leite por dia, dessa forma, é melhor consumir outros alimentos fontes de ômegas 3 e 6.

    Baixo teor de lactose: Este tipo de leite é geralmente indicado para pessoas que tem intolerância à lactose. A lactose pode ser hidrolisada antes ou após o tratamento térmico, se a enzima for adicionada antes do envase.

    Homogeneizado: No processo de homogeinização a gordura do leite é uniformemente distribuída e dessa forma evita a formação da nata e a separação da gordura.

    Leite de vaca x leite de soja

    A bebida extraída da soja, conhecida como "leite de soja" é fonte de proteína de origem vegetal e pertence ao grupo das leguminosas. Fornece vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes (isoflavonas), mas não pertence ao grupo do leite e derivados, não tem exatamente os mesmos componentes nutricionais que o leite de vaca, por isso, não pode substituir o leite e sim deve ser acrescido à sua alimentação, por ser uma bebida muito saudável.

    • Facebook
    • Pinterest
    • Twitter
    • Google+

    Comente

    Últimas