Biomassa de banana verde: emagrecimento, saúde e facilidade

Aprenda a preparar a biomassa e inclua no seu cardápio

Biomassa de banana verde

Está procurando um aliado para a reeducação alimentar e perda de peso? A biomassa de banana verde, feita com a fruta mais popular e barata da feira, promete lutar ao seu lado e deixar sua vida muito mais saudável.

O preparo nada mais é do que um purê feito a partir do cozimento e processamento da banana verde. Quando a fruta não-madura é cozida, passa a apresentar alto teor de amido resistente, que passa ileso pelo estômago e intestino delgado. Chegando ao intestino grosso, a substância estimula a produção de ácidos graxos e o crescimento da atividade de bactérias benéficas ao organismo.

A nutricionista Renata Gomes afirma: "A banana é rica em carboidratos, energia, vitaminas e sais minerais. Auxilia no trânsito prevenindo e tratando diarreias e constipações". Além disso, reduz o risco de doenças como câncer colorretal e de intestino, auxilia o controle da diabetes, previne doenças coronarianas e favorece a saciedade.

Amiga da balança!

O amido resistente não é digerido pelo estômago, mas ocupa espaço por lá. Assim, a biomassa colabora para a saciedade sem ser absorvida pelo corpo. "Esse efeito mostra-se mais evidente no período vespertino e noturno, o que pode ajudar indivíduos que sofrem de ‘fome da madrugada’", indica Renata.

A nutricionista clínica Fernanda Alves Dias pondera: "O amido resistente também tem alguma quantidade de amido digerível e, portanto, vale a pena equilibrar as quantidades para não ter aumento na ingestão calórica do cardápio diário".

Além disso, outro alerta surge quando se começa a utilizar a biomassa. "O consumo da banana verde pode promover o aumento da produção de gases devido à formação de ácidos graxos no intestino. Mas este sintoma se normaliza com o uso contínuo da massa - quando associada a uma alimentação saudável", indica Fernanda Dias.

Como preparar a biomassa?

Você pode até pensar: "Com tanta vantagem, deve ser difícil preparar a biomassa de banana verde". Que nada! Veja só o passo a passo:

1) Lave bem as bananas verdes com casca e mantenha o talo. Utilize uma esponja com água e sabão, não se esquecendo de enxaguar bem.

2) Em uma panela de pressão com água fervente até a metade, cozinhe as bananas com casca e cobertas por água durante dez minutos.

3) Deixe o fogo alto até começar a pressão e abaixe logo em seguida. Tire a panela do fogo após os primeiros 8 minutos e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas.

4) Espere o vapor escapar naturalmente - ao invés de abrir a panela debaixo da torneira, por exemplo.

5) Quando a pressão sair por completo, vá aos poucos retirando a casca da polpa que deve ser passada no processador ou liquidificador ainda bem quente (para não esfarelar). Adicione de 50 a 100 ml da água do cozimento enquanto bate as bananas.

6) Processe até obter uma pasta bem espessa.

7) Caso não vá utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. A massa pode ser armazenada no congelador por cerca de 3 a 4 meses, mas precisará ser reprocessada quando descongelada.

Incorpore no cardápio

A biomassa de banana verde pode ser adicionada em sucos, vitaminas, bolos, patês, sopas, salgadinhos, massas, tortas, enfim, uma infinidade de coisas. Veja algumas dicas:

SUCO FUNCIONAL

- Suco de 1 laranja

- 1 folha de couve

- 100 ml de suco de uva

- 1 colher (sopa) de semente de linhaça

- 1 colher (sopa) da biomassa de banana verde

Bata os ingredientes no liquidificador e consuma o suco energético no café da manhã.

MAIONESE

- 3 bananas verdes

- 1 xícara (chá) de vinagre

- 1/2 xícara (chá) de óleo ou azeite de oliva

- 2 colheres (chá) de mostarda

- Sal a gosto

Bata o vinagre, óleo ou azeite, mostarda e sal no liquidificador. Deixe-o ligado e acrescente as bananas cozidas e quentes até formar um creme espesso.

PETIT GATEAU

- 3 gemas

- 1 clara

- 75 g de açúcar

- 80 g de manteiga

- 40 g de farinha de trigo

- 100 g de biomassa de banana verde

- 80 g de chocolate meio amargo

- Gotas de baunilha

Aqueça levemente a clara, com o açúcar e a baunilha. Derreta o chocolate com a manteiga e as gemas em banho-maria. Junte as duas misturas, adicione farinha e a biomassa. Unte as forminhas, coloque a massa nos recipientes e leve ao fogo pré-aquecido de 5 a 8 minutos.

PATÊ DE KANI KAMA

- 1 pacote de kani kama

- 2 colheres (chá) de biomassa de banana verde

- 6 colheres (chá) de maionese light ou normal

- 1 pitada de noz moscada

- 1 pitada de pimenta calabresa

- 1 caixa de creme de leite

- Salsinha e cheiro verde picados a gosto

- Sal a gosto

Bata o creme de leite com a biomassa e a maionese no liquidificador. Acrescente a noz-moscada, a pimenta e o sal. Bata tudo. Por fim, acrescente a salsinha e o cheiro verde e misture bem.

Contatos:

Nutricionista Renata GomesNutricionista Fernanda Alves Dias

Juliany Bernardo (MBPress)


Comente

Últimas