Caia na folia

Caia na folia

Uma das principais festas está chegando. Depois de reunir a família no final do ano, o Carnaval é o momento de deixar as preocupações de lado e cair na bagunça.

Além de serem dias (ou noites) onde tudo pode acontecer, alguns foliões podem morrer na praia. Literalmente se eles forem "pro tudo ou nada" no litoral, no Carnaval de rua. Agora, se for para o salão, pode passar boa parte do baile vendo a banda tocar.

Estar com gás para a folia pode ser somente um estado de espírito. Na hora de pular, o que virá serão dores nas pernas, cãibras, cansaço, desidratação, fraqueza e indisposição. Se isso acontecer, boa parte da festa você ficará se divertindo vendo os amigos sambarem.

Os principais erros na alimentação são falta de líquidos, ingestão de alimentos gordurosos, alimentação sem refeições definidas - passar o dia beliscando ou se alimentando de lanches e salgados é comum, ir para a folia sem se alimentar e, beber muita, mas muita cerveja.

Para não cair no erro, basta tomar pequenos cuidados. Preparando-se dias antes diminuirão as chances de acontecer algum estrago. Dicas valiosas que, na verdade, valem para o ano inteiro. E não precisa de um mínimo de esforço.

Hidratação

A água é um meio, no nosso organismo, de transporte de vitaminas, eletrólitos e é uma substância envolvida em vários processos metabólicos. Não havendo a hidratação correta o sintoma de estafa aparecerá mais rapidamente. Por isso, beba muita água; no mínimo, oito copos por dia. Durante a folia, a transpiração é muito grande, então continue a ingerir água ou isotônicos para não perder o ritmo.

Cerveja e Companhia

Cerveja e outras bebidas alcoólicas fazem parte da festa. O cuidado que se deve ter é para não extrapolar.

Não faça da bebida alcoólica o único líquido ingerido durante a folia. Sucos, água e isotônicos irão ajudar na hidratação e para eliminar substâncias tóxicas resultantes do metabolismo do álcool. Como o álcool é um diurético, será um crime matar a sede com bebida alcoólica. Mais um motivo para beber água durante a folia.

Para não estragar a festa nos primeiros goles, nada de beber com estômago vazio. Para metabolizar o álcool é preciso energia obtida através dos alimentos. Frutas e uma alimentação pobre em gorduras vão prevenir a bebedeira.

Alimentação

Sair de casa sem se alimentar é sinônimo de falta de energia. Uma alimentação baseada em frutas, legumes, verduras e carboidratos, principalmente os complexos (alimentos integrais), dará disposição na hora da folia.

A gordura deve ser evitada. Ela retarda o processo de digestão e demorará mais para ser metabolizada e transformada em energia.

Risque do cardápio carnes gordurosas, maionese, queijos amarelos, manteiga, creme de leite e doces. Preparações feitas com esses ingredientes como, por exemplo, molho branco, creme de milho, molhos à base de maionese, tortas salgadas, doces e bolos com recheios devem ser evitados.

Abuse das frutas, dos legumes e verduras. Eles, além de fornecer energia também apresentam um alto teor de água em sua composição.

Ressaca

Se o dia seguinte for amargo e com um zunido no ouvido, é hora de descansar. Agora é correr atrás do prejuízo. Sabia o que precisava fazer, mas nada fez. Então, descanso, alimentação leve e muita água. Sucos de frutas naturais, verduras e legumes diminuirão o mal estar. E aproveite para começar a se hidratar. Mas, com água.      

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