Carotenóides: corantes naturais que fazem bem à saúde

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Conquiste o bronzeado perfeito neste verão

Carotenóides corantes naturais que fazem bem à saú

Quanto mais alimentos coloridos o prato tiver, mais saudável e cheio de nutrientes ele será. Isso realmente é verdade, os carotenóides são pigmentos que dão cor aos alimentos e são ótimos para a nossa saúde, além de possuírem várias funções no organismo.

Os alimentos de cor amarela, alaranjado, vermelho e verde possuem na sua composição carotenóides, pigmentos responsáveis por estas cores. Além dos carotenóides serem importantes para a saúde, também são fundamentais na prevenção de doenças degenerativas, como doença arterial coronariana, câncer e outras doenças, pois estimulam o sistema imunológico e agem como antioxidante.

Existe cerca de 600 carotenóides, porém os mais comuns são o betacaroteno, o licopeno, a lutéina e a zeaxantina.

Betacaroteno

O betacaroteno é um carotenóide conhecido como pró-vitamina A. Ele é um importante antioxidante e estimula o sistema imunológico. Sabe-se hoje que a deficiência de vitamina A é umas das três deficiências mais freqüentes no mundo.

A vitamina A desempenha importante papel na manutenção de uma boa visão. Além disso, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras.

O betacaroteno ajuda também a obter a cor do pecado que muitas pessoas procuram no verão. Ele auxilia a produção da melanina, que é responsável pela pigmentação da pele. Além disso, por ser antioxidante faz uma proteção aos danos celulares que a radiação solar provoca e assim previne o envelhecimento da pele pela exposição ao sol.

Uma ótima dica é consumir sucos com alimentos fonte de betacaroteno, pois além de te dar e manter por mais tempo um belo bronzeado, ajuda a refrescar nos dias quentes de verão. Varie os sucos com cenoura, beterraba, mamão, acerola, manga, laranja, couve, limão e abacaxi. Veja uma dica de suco aqui.

Licopeno

Encontrado principalmente nos tomates, o licopeno é responsável por dar a cor vermelha para o tomate, melancia, goiaba e outros alimentos. O licopeno tem papel importante na redução do risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer de próstata. Muitos estudos já provaram essa evidência. Além disso, contribui para diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O licopeno é o maior antioxidante de todos os carotenóides, combatendo o acúmulo de radicais livres. Estudos mostraram que o consumo de molhos de tomates naturais aumentam a concentração sérica de licopeno mais do que o consumo de tomates crus, ou seja, o processo térmico ajuda na absorção do licopeno.

Luteína e Zeaxantina

São encontradas predominantemente nas frutas e legumes amarelo-alaranjados e nos vegetais verde-escuros. São dois carotenóides presentes no organismo, principalmente na parte da visão. Eles estão em evidência no momento por estarem correlacionados com diminuição do risco de degeneração macular (cegueira de idosos) e catarata. Além de prevenir a degeneração macular, eles possuem papel fundamental na proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

Gabriela Cuesta

Nutricionista - CRN-3 35.584

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: alimentação nutrição saúde carotenóides

Últimas