Ceia de Natal com alimentos funcionais

Veja quais os alimentos funcionais que podem ajudar a deixar sua ceia mais nutritiva

Ceia de Natal com alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que, além de nos fornecer energia, também oferecem algum benefício ao nosso organismo, como eliminar toxinas, prevenir problemas de saúde, etc. Nas festas de fim de ano, há vários deles, muitas vezes esquecidos pelas delícias mais calóricas. Fizemos uma pequena lista de alimentos funcionais bastante consumidos nessa época do ano e que você pode incluir na sua ceia de natal. Veja em quais alimentos você pode investir:

Romã

Romã

A romã, muito consumida no Natal e Réveillon, tem alta quantidade de flavonóides e vitamina C, o que a torna altamente antioxidante, combatendo os radicais livres e envelhecimento precoce. Pesquisas mostram que ela tem 3 vezes mais antioxidantes que o vinho e o chá-verde. Quem não gosta da fruta pura, pode usá-la para fazer suco, misturando a outros ingredientes, como laranja e couve, por exemplo.

Lentilha

Lentilha

Há inúmeros motivos para aderir à simpatia da lentilha no final do ano. Ela é rica em ferro, que previne a anemia, e proteína, que ajuda na manutenção dos músculos. A lentilha também é fonte de fibras, o que ajuda o intestino a funcionar melhor. Além disso, ela é responsável por aumentar as defesas do organismo, graças a um aminoácido chamado arginina. Na hora de prepará-la, evite adicionar linguiça ou bacon, para não aumentar a quantidade de gorduras e calorias do prato.

Damasco

Damasco

Juntamente às frutas secas, o damasco é um dos queridinhos do Natal. Ele possui propriedades antioxidantes, é rico em vitamina A e betacaroteno. Além disso, por ser fonte de carotenóides, ajuda a prevenir o câncer. O damasco também tem propriedades laxativas, por isso precisa ser consumido com moderação. No estado seco, ele é bem mais calórico; 100 g contêm 250 calorias. Já a fruta natural contém 35 calorias.

Oleaginosas

oleaginosas

Elas são ricas em gorduras boas e diversos minerais, como selênio e manganês, resveratrol e vitamina E, que blindam o sistema cardiovascular e regulam a pressão. As castanhas em geral estariam extremamente liberadas se não fosse a grande quantidade de calorias. Um punhado por dia já é suficiente.

Chocolate

Chocolate

Ele mesmo! Apesar de ser calórico, o chocolate possui inúmeros benefícios, como prevenção de doenças cardiovasculares e ação antioxidante. A ideia é substituir a versão ao leite pelo chocolate meio amargo, que é mais rico em cacau e tem menos açúcar. Consuma pelo menos 30g por dia.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: ceia de natal alimentos funcionais

Últimas