Ceia vegetariana

Acredite, você pode preparar um delicioso menu especial

Ceia vegetariana

Quem é vegetariano tem um pouquinho mais de trabalho na hora de comer, principalmente nas festas. E como o Natal já está batendo à nossa porta, que tal encher a cabeça dos vegetarianos de ideias deliciosas para criar uma ceia perfeita?

A nutricionista focada em alimentação vegetariana e vegana Ana Ceregatti diz que as carnes podem ser facilmente substituídas por leguminosas: feijões, lentilhas, grão de bico etc. "Do ponto de vista nutricional, é muito importante colocar uma leguminosa no prato. Mas além destas, frutas, cereais, saladas e vegetais de formas variadas combinam perfeitamente com o Natal", conta ela.

As receitas para inspirar um fim de ano mais saudável são muitas, como, por exemplo, kibes sem adição de carne, arroz com passas, saladas nas quais feijões estão incluídos e adaptações como o incrível tender vegano, tortas salgadas e quiches usando tofu, feijões e grãos de bico. É tanta coisa boa que a gente até se esquece das aves típicas das ceias onívoras.

Mas não se esqueça: não é apenas eliminando a carne e comendo mais legumes que você consegue uma vida mais saudável. "Minhas dicas de saúde para as festas de fim de ano é maneirar no álcool e no açúcar e abusar de grãos e farinhas integrais. Faça uma ceia que contenha todos os grupos alimentares, aproveite as castanhas, que são tipicamente consumidas nessa época e contêm vitaminas e minerais antioxidantes. E não se esqueça de colorir a mesa com frutas das mais diversas", recomenda a nutricionista.

"Experimente ter um Natal sem sangue, sem dor, sem crueldade, com mais itens integrais e menos açúcar", completa Ana. Veja só as receitas incríveis que reunimos para inspirar uma ceia natalina mais saudável em sua casa:

Salada TropicalBobó de cogumelos na mini morangaTender vegano de polenta de grão-de-bicoTorta de amêndoas com coco fresco

Receitas: Restaurante Banana Verde

Juliany Bernardo (MBPress)


Comente

Últimas