Ceias de final de ano: o dilema da melhor escolha

Ceias de final de ano o dilema da melhor escolha

Mesa pronta, casa cheia e enfeitada, momentos para lembrar e sonhar. A grande noite chegou e após um ano cheio de agitações, a ceia está preparada. Os alimentos comuns das Festas de Natal e Ano Novo são bem diferentes dos consumidos durante o ano.

São carnes típicas, farofas, arroz com passas e nozes, doces, entre outros, que compõem o cardápio.

O tender, o chocotone e as avelãs parecem irresistíveis. Há uma variedade de pratos, um mais colorido e cheiroso que o outro. Você deseja experimentar todos, não é verdade?...E pode, desde que você saiba discriminar as opções mais calóricas e experimentar um pouco, mas realmente um pouco, de cada.

Para te auxiliar na escolha dos alimentos e para que você não exagere na dose, o Cyber Diet elaborou algumas tabelas com alimentos comuns dos cardápios das festas de final de ano. Elas são acompanhadas de dicas sobre quais alimentos são os mais indicados e os cuidados a serem tomados, além dos seus valores calóricos. As tabelas estão separadas por grupos de alimentos para serem consultadas com maior facilidade.

Além disso, você também vai conferir algumas opções de ceias, que você mesmo pode preparar, para não sair da linha durante as festas; afinal de contas, o ano novo se aproxima e você pode inicia-lo em forma...Basta querer!

Tabelas de Calorias

Petiscos

Os petiscos podem ser os "vilões" para os mais gulosos que não resistem à espera da ceia. Para enganar a fome, costuma-se servir oleaginosas e frutas secas como aperitivos, as quais são muito calóricas. Não caia, portanto, nesta "armadilha".

Ceia Pestiscos

Saladas

As saladas de folhas e legumes são liberadas durante toda a ceia. Apenas fique atenta ao temperar as saladas, pois os temperos gordurosos - óleo, azeite e molhos à base de maionese - podem aumentar consideravelmente o valor calórico das mesmas. Dê preferência ao suco de limão, vinagre, iogurte desnatado e temperos de sua preferência. Em compensação, salada de maionese e salpicão devem ser consumidos dentro dos limites.

Ceia Saladas

Acompanhamentos

Os acompanhamentos ou guarnições ficam por sua conta. As opções são inúmeras, variando de acordo com o paladar de cada família. Dentre as variedades de pratos abaixo, evite exagerar na farofa, pois ela costuma ser preparada com carnes gordas (como o bacon) e frutas secas, o que a torna rica em calorias.

Ceia Acompanhamentos

Carnes

Na hora de escolher o tipo de carne da sua ceia, é importante considerar os molhos e os demais ingredientes da receita. Evite consumir carnes que são acompanhadas de molhos gordurosos, oleaginosas e frutas secas, pois estes aumentam consideravelmente o valor calórico da preparação. Além disso, não consuma a gordura aparente e a pele das aves, pois além de serem ricas em colesterol, são muito calóricas.

ceia carnes

Frutas

As frutas são suas aliadas dentre tantos pratos calóricos típicos das ceias de final de ano. Além do baixo valor calórico que possuem, elas são fontes de fibras, vitaminas e minerais que controlam diversas funções do organismo.

ceia frutas

Sobremesas

Vá com calma...Não exagere nas sobremesas que contêm ingredientes muito gordurosos, como: chocolate, amendoim e creme de leite. Também fique de olho nas frituras: a rabanada pode ser substituída por uma sobremesa à base de frutas ou pela própria fruta; afinal, nada é mais leve e refrescante!

ceia sobremesas

Bebidas

Dentre as bebidas alcoólicas mais consumidas nas ceias, o champagne é o mais recomendado, pois é a de menor valor calórico. Por outro lado, evite consumir o licor: um cálice pequeno fornece mais calorias que uma taça de champagne ou de vinho branco seco. Quando se trata de bebidas, o segredo é a moderação. Limite-se, portanto, ao momento do brinde.

ceia bebidas

Veja três sugestões de ceias para o seu Natal

Primeira sugestão

- 3 fatias finas (100 g) de peru assado - 170 Kcal

- 2 colheres (sopa) de arroz branco - 71 Kcal

- 2 colheres (sopa) de Farofa Simples - 98 Kcal

- 2 colheres (sopa) de Salpicão Light - 43 Kcal

- 1 lata de refrigerante light

- 1 unidade de figo fresco - 37 Kcal

- 7 bagos de uva comum - 22 Kcal

Total: 441 Kcal

--------------------------------------------------------------------------------

Segunda sugestão

- 1 fatia (100 g) de Lombo Recheado com Damascos - 204 Kcal

- 2 colheres (sopa) de arroz branco - 71 Kcal

- 1 porção (40 g) de Salada Refrescante - 66 Kcal

- 1 lata de refrigerante light

- 1 porção (165 g) de Dueto de Mamão e Melão com Creme de Framboesa - 69 Kcal

- 1 unidade de ameixa vermelha - 19 Kcal

Total: 429 Kcal

--------------------------------------------------------------------------------

Terceira sugestão

- 2 fatias (100 g) de lagarto assado - 112 Kcal

- 2 colheres (sopa) de arroz branco - 71 Kcal

- 1 porção (80 g) de Berinjela ao Forno I - 61 Kcal

- 1 taça (100 ml) de champanhe - 85 Kcal

- 1 pedaço (80 g) de Bolo Mousse Diet - 123 Kcal

Total: 452 Kcal

Comente

Assuntos relacionados: nutrição natal festas ceia final de ano

Últimas