Comece 2002 com uma alimentação saudável!

Comece 2002 com uma alimentação saudável

Estamos entrando em mais um ano e, se você está preocupado porque acha que exagerou nas festas de fim de ano, acalma-se! Nem tudo está perdido!

Aproveite que o ano está só começando e abra espaço para novos pensamentos, como por exemplo, alimentar-se saudavelmente. Uma reeducação alimentar nem sempre é fácil, mas se você se empenhar e se convencer de que é capaz, com certeza atingirá seus objetivos.

Nada de planos alimentares malucos, que levem a restrições muito grandes, fazendo com que, mais uma vez, desista rapidamente. O melhor conselho é adotar uma nova postura diante dos alimentos. Para atingir mais esta meta, dê uma olhada nestas dicas simples, porém muito eficientes!

  • Inicie as refeições pela salada e legumes e, só depois, vá para o prato principal.
  • Consuma muitas frutas, verduras e cereais para aumentar a oferta de fibras, melhorando, assim, o trânsito intestinal e ajudando na eliminação do colesterol.
  • Aumente o consumo de água. Mas evite ingerir muito líquido durante as refeições, bebendo-o 30 minutos antes ou de 1 hora e meia a 2 horas após cada refeição.
  • Prefira água e sucos naturais aos refrigerantes.
  • Consuma alimentos variados, para suprir as necessidades de todos os nutrientes.
  • Reduza, não elimine os alimentos que gosta! O prazer de ingeri-los não deve ser totalmente restringido. Apenas diminua a freqüência e a quantidade de consumo.
  • Alimente-se devagar, em um lugar tranqüilo. Não se distraia enquanto estiver comendo, como, por exemplo, assistir a televisão ou ler jornal. Isto pode desviar a sua atenção do alimento, fazendo com que perca a noção do quanto comeu.
  • Adote horários regulares para as refeições e se alimente várias vezes ao dia, porém em volumes menores. Desta forma, não sentirá fome durante o dia, evitando excessos nas refeições principais.
  • Saiba quais são os perigos da sua alimentação. Você poderá estar elaborando uma lista dos alimentos que consumiu durante três dias, e tentar perceber onde errou e o que poderia estar substituindo ou reduzindo.
  • Pratique atividade física, pelo menos 30 minutos de caminhada diariamente.
  • Se tiver vontade de repetir, consuma mais saladas, evitando os pratos principais.
  • Não tempere as saladas com molhos muito gordurosos, à base de creme de leite, óleos ou maionese.
  • Tempere os alimentos com suco de limão, vinagre, ervas e temperos ao invés de óleo e sal.
  • Substitua os queijos amarelos por queijos brancos magros, como o minas, cottage e ricota.
  • Prefira as carnes magras, retirando a gordura aparente. No caso de aves, não consuma a pele.
  • Prefira os assados, grelhados ou cozidos. Evite frituras e não adicione muito óleo em suas preparações.
  • Ao escolher o restaurante, prefira os self-service (por quilo). Desta forma poderá escolher melhor os alimentos. Mas preste atenção para não exagerar!
  • Substitua o açúcar refinado pelo adoçante para reduzir a quantidade de calorias da sua alimentação.
  • Dê preferência para as frutas ricas em água como o melão, melancia, ameixa, morango, uva e mamão.
  • Coloque em seu prato alimentos coloridos, assim a sua atenção ficará voltada para a alimentação. Além disso, prato colorido é significado de variedade de alimentos.
  • Evite ir fazer compras com fome para não colocar no carrinho alimentos muito calóricos como, salgadinhos e doces.
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