Comer bem no inverno é possível?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Comer bem no inverno é possível

Estamos chegando em mais uma estação do ano, o inverno. Uma estação gostosa para curtirmos o friozinho, estar ao lado de quem se gosta, comer comidas quentinhas e saborosas, sem contar no visual elegante que podemos usufruir nesta estação.

Nesta época geralmente as pessoas sentem mais fome, pois o nosso organismo tem um gasto maior de energia para manutenção da temperatura corporal. Porém, não é preciso compensar extrapolando no chocolate ou no fondue.

Para saciar a fome, as pessoas comem alimentos mais calóricos e pratos muitos elaborados, ricos em gorduras e açúcares. Por isso neste período costumam adquirir peso facilmente, além de correr o risco de aumentarem os níveis de colesterol e triglicérides. Para evitar que isso aconteça, não exagere na alimentação.  

Apesar da prática de atividade física ser diminuída, por preguiça, pelo frio, principalmente quando o tempo está chuvoso, é importante manter o hábito de praticar exercícios físicos em qualquer estação do ano, para perder massa gorda e ganhar massa magra. E não é somente pela forma física, mas também pelo condicionamento físico, cardio-respiratório e bem-estar.

Este é o tempo de fondue, sopas, cremes, chás, etc... Por isso aproveite todas estas delícias, mas sempre com aquele segredinho básico: moderação.

Use e abuse das sopas, tenha criatividade, utilizando legumes variados, hortaliças, tubérculos, carnes magras, leguminosas, ervas aromáticas, acompanhadas de torradas e queijo branco. Em Cyber Diet você encontrará um especial de inverno com deliciosas receitas de sopas.

Para aquecer, beba chás, pois possuem pouquíssimas calorias. Existem diversos tipos: camomila, erva doce, erva cidreira, frutas, etc... Tome cuidado apenas com o chá preto e o mate, pois possuem cafeína, não devendo se consumidos em excesso. Porém não esqueça de beber água! É importante manter o corpo hidratado mesmo no inverno.

O fondue, que é considerado um prato típico do inverno, pode ser consumido com moderação. Sempre que puder, opte pela versão light, que já é encontrada em supermercados. Mas mesmo assim não abuse, não é por que o alimento é light, que pode ser consumido à vontade.

E o principal, cuidado com o chocolate! Você pode comer chocolate, mas procure não exagerar na quantidade. Não esqueça que ele é rico em calorias. Procure preparar o seu chocolate quente com leite desnatado e achocolatado light.

Os pratos muito elaborados como: feijoada, lasanha, dobradinha e outros, devem ser consumidos em pouca quantidade, para que não adquira os quilinhos indesejados.

No inverno estamos mais propensos a ter gripes e resfriados, mais um motivo para que a alimentação seja equilibrada sempre. Por isso não esqueça de consumir frutas, principalmente as cítricas como laranja, limão, goiaba, acerola, entre outras, pois elas são ricas em vitaminas e minerais, aumentando as defesas do nosso organismo e evitando doenças.

Se desejar, faça sucos, vitaminas, salada de frutas, preparações diversas podem incentivá-la a comer melhor as frutas.

Cuide-se no inverno, para evitar os quilinhos extras que são tão desesperadores no verão. Para estar elegante em todas as estações, opte sempre por consumir alimentos saudáveis, pratique atividade física e beba bastante água.      

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: nutrição sopa inverno frio comidas quentes

Últimas