Comida de Bolsa

Comida de Bolsa

Fazer um pequeno lanche entre as refeições principais é uma atitude bem simples, que pode ajudar, e muito, quem está brigando com o ponteiro da balança. O fracionamento das refeições é muito importante para aliviar aquela sensação de fome costumeira, antes do almoço ou do jantar, que leva a exageros, os quais, certamente, são acompanhados de arrependimento.

Muitas pessoas pensam, equivocadamente, que ficar sem comer é uma vantagem, pois acreditam que a ausência de calorias resultará no emagrecimento. O que elas desconhecem é que pular uma refeição é uma atitude insensata, levando-se em conta que o organismo sentirá necessidade de se alimentar, demasiadamente, na refeição seguinte. Assim, sem perceber, é evidente que o consumo será maior, pois a vontade de comer ficou acumulada por um longo período.

Com isso, a ingestão calórica total acaba sendo bem maior do que deveria, se a pessoa tivesse feito um lanche leve durante as refeições principais. Isso, sem contar que, quando a sensação de fome é grande, ninguém se preocupa com a qualidade do que consome, optando, freqüentemente, por alimentos pouco saudáveis, como salgadinhos, doces e outras guloseimas, que fornecem apenas calorias, sem ofertar nutrientes.

Você fraciona as suas refeições?

Aproveite este momento para avaliar como está sendo a sua alimentação habitual: você se alimenta em refeições pré-determinadas, ou seja, pode dizer que consome as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) com lanches intermediários e em horários específicos? Ou se alimenta apenas quando sobra tempinho na sua agenda, ou quando a vontade aparece? Pense bem. Sem perceber, você pode estar prejudicando a sua saúde e o seu desempenho no trabalho ou mesmo nas suas atividades de lazer. Uma má alimentação pode levar à irritação, sonolência e até mesmo mau-humor.

Pode parecer desnecessário, mas nomear as refeições já pode ser um grande passo para quem deseja passar por uma reeducação alimentar e ter uma alimentação mais saudável. Se você não faz isso, perde a noção do que consome e do que o seu corpo necessita. Então, passa a beliscar, beliscar, beliscar e, quando se dá conta, já devorou bombons, balas, salgadinhos, amendoim e outras guloseimas que, dificilmente, são consumidas em pequenas porções.

Solução para não exagerar

Para evitar que isso aconteça e para que o seu plano de emagrecimento "não vá para o espaço", cabem algumas sugestões. Por exemplo, a simples atitude de levar uma fruta de fácil transporte ou um biscoito ao escritório, ou um iogurte à faculdade ou em passeios, demonstra um hábito alimentar saudável, que pode evitar excessos de calorias nas refeições principais.

Os sucos de frutas, chás e água de coco de caixinha são opções práticas e simples para o dia-a-dia, pois você pode levar na bolsa, onde quer que vá. Lembre-se que o seu corpo necessita de líquidos em todas as estações do ano (não só no verão), para manter as suas funções vitais e se manter bem hidratado.

Mas, é claro que nem tudo pode ser carregado de casa. Porém, você pode encontrar alimentos saudáveis também em padarias, lanchonetes, cafeterias e, até mesmo, no cinema. Lembre-se que, quanto mais você variar a sua alimentação, maior será o aporte de nutrientes que você vai consumir. Desta forma, se em um dia você consumir um pão de queijo no lanche da tarde, no outro é conveniente que escolha uma barrinha de cereais.

Outra dica é evitar salgados fritos como coxinha, croquetes, kibe e assados muito gordurosos, como massa folhada e crossants. Quando você desejar consumir um salgado em uma lanchonete - faça isso, no máximo, uma vez por semana - prefira uma opção leve como esfiha (queijo, carne, frango ou verduras), pão de batata ou pão de queijo. Tenha o cuidado para não consumir estes alimentos regularmente, para não se tornar um hábito. Lembre-se que estes alimentos são pobres em fibras e, assim, podem prejudicar o funcionamento do seu intestino. Além disso, em excesso, estes alimentos fornecem calorias extras ao seu plano alimentar.

Lanches para matar a sua fome

Levar um lanchinho prático para o trabalho ou fazer uma pequena refeição fora de casa não é problema, contanto que você não fique de estômago vazio por muito tempo. Programe-se para fazer dois lanches por dia, que podem ser distribuídos como você preferir. Pela manhã, à tarde ou mesmo à noite, se você costuma ir tarde para a cama.

Veja a seguir, os alimentos que você pode consumir em diferentes circunstâncias, sem que o seu programa de emagrecimento vá por água abaixo.

Comida de Bolsa tabela

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