Como aproveitar o inverno sem engordar

Como aproveitar o inverno sem engordar

Em função do friozinho do inverno, nosso organismo efetua um maior gasto de energia para a manutenção da temperatura corporal. Para compensar este gasto, é comum aumentarmos a ingestão de alimentos, principalmente os mais calóricos, como o chocolate, aumento de gorduras e até mesmo o consumo de bebidas alcoólicas. Entretanto, devemos tomar muito cuidado, pois o aumento indiscriminado desses alimentos pode acarretar nos quilinhos a mais e não é isso que você quer, é?

O aumento do apetite é natural nos dias mais frios, porém é importante ter cuidado nos "exageros" típicos do inverno. Não devemos deixar de aproveitar as delícias da estação. Vamos sim, continuar utilizando o bom senso e a moderação. Então, como é possível fazer isso?

  • Em primeiro lugar devemos manter a hidratação do corpo também no inverno. É comum as pessoas reduzirem o consumo de líquidos nesse período do ano, o que não é recomendável. A recomendação de água é de no mínimo 1,5 litros ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água.
  • Fracione as suas refeições, estabelecendo horários e não pulando nenhuma das refeições. Não fique por longos períodos sem se alimentar para que não extrapole na próxima refeição.
  • Coma devagar e em ambientes tranqüilos para sentir quando estiver satisfeita. Pare no momento certo e aprenda a se controlar.
  • O chocolate quente, tão apreciado nesta época do ano, pode ser substituído por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma. Mas, se não abre mão do chocolate quente, prepare-o com leite desnatado e achocolatado diet.
  • Se não resistir a um delicioso fondue, dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijo magro. Opte por utilizar vegetais no lugar de pão. Exemplo: cenoura, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu.
  • As sopas podem - e devem - fazer parte do cardápio, mas escolhas as mais nutritivas e menos calóricas, como as de legumes.
  • Já as sopas cremosas, como as de queijo, ervilha, devem ser evitadas. Isso porque entre os ingredientes utilizados estão o bacon, queijos amarelos ou cremosos, creme de leite, o que as tornam calóricas devido às quantidades de gorduras.
  • É comum que as pessoas diminuam a ingestão de alimentos frios como as saladas, o que é muito errado. Elas também são de suma importância em nossa alimentação, porque fornecem alguns tipos de vitaminas, fibras e devemos utilizá-las refogadas ou junto a outras preparações.
  • Quando desejar consumir doces, opte por frutas da estação, barrinha de cereais e gelatina diet.
  • Procure substituir os queijos amarelos pelos brancos, que são menos calóricos.
  • No inverno as pessoas tendem a aumentar o consumo de bebidas alcoólicas, o que pode representar um consumo exagerado de calorias e, como conseqüência, aumento de peso. Por isso tenha moderação e lembre-se que cada grama de álcool fornece 7 calorias ao nosso organismo.
  • É importante que você não perca o ânimo para malhar durante o período de frio. A prática de atividade física é importante para qualquer época do ano. Além de evitar o ganho de peso.
  • Seguindo essas dicas e tendo em vista uma alimentação saudável e balanceada, dá para aproveitar todas as delicias do inverno. Uma boa seleção de alimentos pode suprir as necessidades aumentadas de calorias sem levar a um aumento de peso.    

    Comente

    Últimas