Como controlar as compulsões de fim de ano

Como controlar as compulsões de fim de ano

Nas festas de fim de ano é comum ocorrerem alguns exageros, mesmo entre aquelas pessoas que passaram o ano todo controlando as calorias ingeridas. Mas claro que o pecado da gula nestes dias é perdoável. Afinal, festas assim tão fartas só acontecem poucas vezes no ano - graças a Deus!

As Ceias de Natal e Ano Novo costumam representar um grande sacrifício para aquelas pessoas que desejam manter a forma. Então, daremos algumas dicas sobre alguns cuidados que podemos ter para que não venhamos a adquirir os quilinhos a mais.

  • Faça pequenas e leves refeições no dia. Não é porque é Natal ou Ano Novo que devemos deixar de nos alimentar somente pensando na ceia;
  • Beba bastante líquido durante o dia. Só faz bem, além de hidratar;
  • Para que você tenha um controle sobre o valor calórico de sua ceia, faça primeiramente o planejamento de seu cardápio (com preparações leves e sem muitas gorduras) e depois, faça uma lista de compras, pois assim você não sairá pegando tudo o que encontrar no supermercado. Ah, e não vá para o supermercado de estômago vazio.
  • Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia. Você estará evitando as calorias extras e se sentirá vitoriosa por isso;
  • É chegada a hora de sentar-se à mesa e como resistir? Procure fazer apenas um prato. Escolha bem como irá compor para que não caia na tentação de pegar todas as delícias mais calóricas e ficar com sentimento de culpa depois;
  • Entre todas as opções de carnes - pernil, peru, frango, tender - prefira os assados, grelhados e, de preferência, retire a pele. Ela é rica em gorduras e calorias;
  • Evite os molhos à base de maionese dando preferência para os feitos com iogurte. Varie no tempero para ter sabores diferentes;
  • Não esqueça de colocar verduras em seu prato. São ricas em fibras dão a sensação de saciedade;
  • No caso dos acompanhamentos, prefira arroz com passas ou somente arroz. Evite acompanhamentos com nozes, amêndoas. As oleaginosas possuem muita gordura;
  • Não caia na tentação da farofa. São muitas calorias extras;
  • Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas;
  • O álcool apresenta 7 Kcal por grama. Isso significa que ele é mais calórico do que os carboidratos e as proteínas. Assim, o segredo é a moderação. Isso não quer dizer que precise comemorar com um copo de refrigerante light na mão. Brinde o Natal e o Ano Novo com uma taça de champagne, sem medo de ser feliz;
  • Enfim é chegada a hora tão esperada de cometer o maior dos pecados: o da gula. Mas não pense nas sobremesas como algo proibido. Isso irá aumentar a sua ansiedade e, assim, as chances de você exagerar são maiores. Escolha aquelas que possuem menos cremes como chantilly, ou massas podres que são altamente gordurosas. Prefira os sorvetes, mousses e gelatinas de frutas.
  • Passado o teste de resistência, volte ao seu plano de emagrecimento e comece o Ano Novo cumprindo pelo menos uma das suas promessas. Se exagerou, esqueça. Ficou no passado, com o Ano Velho. Agora, comece a construir uma nova pessoa. Uma pessoa mais feliz, com novas conquistas a cada dia.   

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